"No meio e misturado": o moreno como identificação de cor entre estudantes de uma escola pública
Resumo
A partir de 15 casos de discriminação racial vividos por alunos e alunas de uma escola pública do Bairro do Guamá, analiso como os distintos processos identitários com base na cor, referência de identificação étnico-racial, são construídos pelos estudantes como elementos marcadores de sua trajetória educacional. A forma de atuação da escola e a influência dos casos de racismo vividos pelos sujeitos sobre a construção desses processos de identificação aparecem em um cenário escolar marcado pela diferenciação de acesso aos meios didático-pedagógicos entre os alunos conforme o pertencimento aos três turnos letivos, nos quais a figura mítica do indígena aparece na construção de uma morenidade.Downloads
Como Citar
Ribeiro, A. A. M. (2010). "No meio e misturado": o moreno como identificação de cor entre estudantes de uma escola pública. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/183
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