Saberes e posições que configuram à docência
formação dos professores no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v29.e024008Keywords:
Formação docente, Tecnologias digitais, Saberes docentes, Ensino remotoAbstract
Durante o contexto pandêmico, com a implementação do ensino remoto emergencial houve rompimentos de paradigmas em relação ao uso das tecnologias digitais, de modo a evidenciar que a formação de professores corresponde a um processo constituído de saberes, conhecimentos e habilidades que permeia a prática docente. Diante disso, este artigo tem como objetivo refletir sobre a percepção dos professores sobre o aprendizado docente para uso das tecnologias digitais, considerando as práticas pedagógicas de leitura literária. Para isso, assume-se como proposta metodológica uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas, com professoras do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Abarcam-se os saberes docentes de Tardif (2014), em articulação ao conceito de posições da formação profissional de Nóvoa (2017). Os
resultados indicam que as tecnologias digitais oportunizaram no ensino remoto a continuação de práticas de ensino, demonstrando ações de um saber-fazer construído na prática.
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