A educação pré-escolar na cidade de Santo André: das iniciativas particulares ao centro de recreação infantil (1954-1969)
Palavras-chave:
Centro de Recreação Infantil, Educação Pré-Escolar, Jardim de Infância, Santo André, História da InfânciaResumo
As escolas destinadas a cuidar e educar crianças pequenas, na cidade de Santo André, foram organizadas ao longo das décadas de
1950 e 1960, quando, por consequência da industrialização, aconteceu o desenvolvimento da cidade e a expansão da população. O objetivo deste texto é problematizar a história das primeiras escolas voltadas às crianças pequenas até a composição da rede andreense de ensino para a infância, responsável por acolher as crianças de 4 a 6 anos, entre os anos de 1954 e 1969. A delimitação temporal justifica-se porque no dia 27/09/1954 foi publicada a lei de criação do Departamento de Educação da cidade de Santo André, e, no ano de 1969, foi criado o Curso de Recreação Infantil no município. Toma-se como fontes ordenamentos legais, jornais, fotografias e entrevistas. Como procedimento de pesquisa foram utilizados a revisão da literatura, a seleção e análise documental.
Os anúncios de jornal divulgaram as vagas oferecidas pelas diversas instituições privadas da cidade e as vagas oferecidas no projeto público municipal idealizado pela Divisão de Esportes. Por meio do ordenamento legal foi possível encontrar indícios da organização da educação para a infância, bem como os investimentos a elas destinados. Para referenciar este trabalho busca-se em Escolano (1998) e Kuhlmann (2017) aportes para compreender as instituições de educação voltadas à infância. Como resultado é possível afirmar que o Centro de Recreação Infantil foi considerado um equipamento municipal inovador, com qualidade e concorrido entre a população. Possuía proposta pedagógica que valorizava a prática esportiva e a participação das famílias nas atividades
escolares. A construção de dezenas de prédios novos, permitiu divulgar a educação municipal pela cidade e propagandear as políticas públicas do governo.
Referências
PANIZZOLO, Claudia; GALVÃO, Luciane Aparecida. A educação pré-escolar na cidade de Santo André: das iniciativas particulares ao centro de recreação infantil (1954-1969). Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, v. 29, e024010, 2024. DOI:10.18226/21784612.v29.e024010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.