Diálogos entre Foucault e a Educação

uma revisão de literatura em dissertações e teses em educação (1986-1999)

Autores

  • Rodrigo DIAZ DE VIVAR Y SOLER

Palavras-chave:

Michel Foucault, Educação, Revisão de Literatura, Capilaridade, Transversalidade

Resumo

O presente artigo possui por finalidade elaborar uma revisão de literatura em teses e dissertações defendidas em Programas de
Pós-Graduação em Educação, cuja perspectiva epistemológica e/ou metodológica se inscreve ou dialoga com o pensamento foucaultiano. Nosso método de trabalho se valeu de uma pesquisa bibliográfica e documental a partir de um levantamento realizado junto ao portal de teses e de dissertações da CAPES, no qual foram coletadas dezoito pesquisas analisadas nesse mesmo artigo. Nossos resultados partem de uma descrição sistemática dos trabalhos a partir de uma catalogação dos
possíveis diálogos e problematizações elaboradas pelos pesquisadores em torno dos conceitos e projetos pensados pelo intelectual francês. Por conta do período histórico analisado, muitos trabalhos descrevem a problematização dos espaços escolares e não escolares em educação a partir do projeto de uma genealogia do poder, como também da perspectiva de constituição dos dispositivos disciplinares. Os resultados e as discussões apontam não só a relevância dos estudos foucaultianos para
educação, como vislumbram a possibilidade de pensarmos a articulação dessas pesquisas como uma possibilidade para pensarmos as possíveis estratégias de resistência frente aos jogos de normalização no campo da educação enfatizando os seus aspectos políticos e históricos. Em um primeiro momento, é apresentada ao leitor uma discussão introdutória sobre os sentidos e os significados do diálogo entre Foucault e a educação. O segundo momento é dedicado à contextualização metodológica, no
qual apresentamos cada etapa do levantamento realizado, a justificativa pela escolha da realização do levantamento junto ao portal de teses e de dissertações da CAPES e os critérios de inclusão e de exclusão. O terceiro momento é dedicado à realização de uma apresentação descritiva das teses e dissertações em diálogo com o pensamento de Michel Foucault. O quarto momento reflete sobre a capilaridade e a transversalidade da educação a partir do olhar de Michel Foucault. Por fim, nossas considerações são dedicadas a explorar os tensionamentos existentes entre Foucault e a educação, compreendendo esse saber a partir do
conjunto de problematizações históricas e políticas. 

Referências

SOLER, Rodrigo Diaz de Vivar y; D’OLIVEIRA, Fabiano Pradie; ELOI, Ana Barbara. Diálogos entre Foucault e a educação: uma revisão de literatura em dissertações e teses em educação (1986-1999). Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, v. 29, e024020, 2024. DOI:10.18226/21784612.v29.e024020.

Publicado

2025-02-13

Como Citar

DIAZ DE VIVAR Y SOLER, R. (2025). Diálogos entre Foucault e a Educação: uma revisão de literatura em dissertações e teses em educação (1986-1999). CONJECTURA: Filosofia E Educação, 29, 22. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/14079

Edição

Seção

Artigos