Literatura e formação ético-estética

um olhar para a educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025003

Palavras-chave:

Área de Linguagens. Formação humana. Experiência literária.

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa em educação que trata da literatura na
perspectiva ético-estética. O objetivo foi analisar acerca do lugar que a literatura tem ocupado no
planejamento da Área das Linguagens, considerando dimensões como a estética, a poética e a ludicidade. Os
referenciais teóricos, voltados à literatura e à formação humana, sustentam uma abordagem que lança luzes
em direção à salvaguarda da especificidade da obra literária e também as potencialidades ético-estéticas. A
metodologia é de base qualitativa e os procedimentos são de revisão de literatura, de documentos
educacionais e planos de ensino. O estudo pautou-se na visão de que a literatura oportuniza um modo
singular de acessar culturas, saberes, valores e demais dimensões do mundo humano, e, nesse sentido, é
formativa e autoformativa, sendo, por isso, relevante para a formação integral dos estudantes. A análise dos
documentos escolares voltados à Língua Portuguesa em uma escola municipal de Balsas (Maranhão), teve
como foco a segunda etapa do ensino fundamental e os resultados sinalizam a carência de uma abordagem
ética, a ausência da perspectiva estética e poética da obra, como elementos próprios à literatura. Nesse
sentido, deixa à desejar no que tange aos princípios indicados nos marcos normativos da educação nacional e
também regional. Por fim, o estudo permite inferir que a literatura pode ser abordada além das finalidades
didáticas e pedagógicas, também como uma oportunidade de vivência subjetiva e intersubjetiva, na medida
em que se consideram as complementariedades entre ética e estética num horizonte de formação ético-estética.

Biografia do Autor

Maria Regina, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Maria Regina Johann: Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), especialização em Metodologia do Ensino de Arte (1998), mestrado (2001) e doutorado (2015) em Educação nas Ciências pela UNIJUI. Professora adjunta da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, RS. É Membro do Grupos de Pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas na Educação, Grupo Paidotribas. Participa do projeto Formação docente com e em arte/culturas vinculado ao GPAP - Arte na Pedagogia e GPeMC - Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas. Desenvolve pesquisa sobre Arte/educação, Educação e Estética, Linguagem e Infâncias. Coordenadora do Grupo de Estudos Infâncias brasileiras: temas emergentes e desafios à formação e à educação (UNIJUÍ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) e dos Cursos de Licenciatura da UNIJUÍ.

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Publicado

2025-11-12

Como Citar

Batista de Oliveira, G., & Johann, M. R. (2025). Literatura e formação ético-estética: um olhar para a educação básica. CONJECTURA: Filosofia E Educação, 30, e025003. https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025003

Edição

Seção

EDUCAÇÃO - Artigos