Quem sabe ler editoriais? Desenvolvendo habilidades de leitura através de sequência didática

Autores

  • Neires Maria Soldatelli Paviani Universidade de Caxias do Sul
  • Isabel Maria Paese Pressanto Universidade de Caxias do Sul
  • Niura Maria Fontana

Resumo

A partir da constatação de problemas no desempenho leitor de
universitários, projeto de pesquisa realizado na Universidade de Caxias do Sul buscou oportunizar aos alunos o desenvolvimento de habilidades de leitura pelo uso de material instrucional composto por sequências didáticas baseadas em diferentes gêneros do discurso. Descrevemos aqui a sequência
que tem como núcleo o editorial. Os alunos envolvidos, ingressantes em
cursos de graduação, foram divididos em grupo experimental (GE), submetido à sequência de leitura aqui descrita, e grupo de controle (GC), que trabalhou os mesmos textos do GE com enfoque voltado à análise textual. A questão ecológica constituiu o núcleo temático, e, em cada sequência, propuseram-se quatro instâncias: pré-leitura, leitura-descoberta, pós-leitura e atividade interativa. Os resultados da investigação sugerem que o ensino explícito de leitura, apoiado em princípios sociointeracionistas e metacognitivos, pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de habilidades de leitura.

Downloads

Como Citar

Soldatelli Paviani, N. M., Pressanto, I. M. P., & Fontana, N. M. (2011). Quem sabe ler editoriais? Desenvolvendo habilidades de leitura através de sequência didática. CONJECTURA: Filosofia E educação, 16(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1202

Edição

Seção

Artigos