O DIÁLOGO QUE APROXIMA E A COMPLEXIDADE QUE ABRAÇA: PAULO FREIRE E EDGAR MORIN NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Sidinei Pithan da Silva Unijuí: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Anelise de Oliveira Rodrigues Unijuí: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Diálogo. Complexidade. Interações.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os pressupostos Freireanos e Morinianos, identificando interfaces, aproximações, diferenças e complementaridades, com olhar especial para a Teoria Dialógica e para a Teoria da Complexidade, a fim de compreender as principais contribuições dos autores, não só para a educação, mas para a organização e constituição da vida. A metodologia norteadora do trabalho é de abordagem qualitativa, embasada em uma pesquisa de caráter bibliográfico. A fundamentação teórica está alicerçada principalmente nas literaturas dos autores referidos (Paulo Freire e Edgar Morin). Assim, o movimento de análise em relação à hipótese que construímos indica que as ideias em estudo apresentam conexões e similaridades, alargando as instâncias do saber para aqueles que se empenham na busca por possibilidades tangíveis diante dos percalços sociais e consequentemente educacionais. Concluímos que em Freire é possível pensar o mundo e o humano através de ação dialógica imbricada em dois elementos determinantes: a reflexão e a ação que resultarão em práxis transformadora. Ele sugere a superação da educação bancária e propõe uma educação problematizadora. A proposta de Morin sugere “tecer junto”, um com o outro, ponto a ponto, sejam eles antagônicos, concorrentes, ou complementares, a trama não pode ser simplificada, defende o pensamento integral, capaz de interligar as multidimensionalidades do saber. Um propõe a luta, outro, se preocupa em ensinar a viver nesta luta. Pensam a pluralidade, as ideias interdisciplinares, pensam a educação, o mundo e assim, transcendem as paredes da escola com propostas pedagógicas humanizadoras, que garantem não só saberes epistemológicos, mas também, a dignidade da vida humana. Transitam pelos campos da esperança, passeiam entre o diálogo que aproxima para transformar e a complexidade que abraça para ensinar.

Biografia do Autor

Sidinei Pithan da Silva, Unijuí: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal do Paraná e mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é professor dos Cursos de Educação Física (EDF), de Medicina e do Mestrado e do Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ-RS. Atua como membro efetivo do Núcleo Docente Estruturante do Curso de História. É Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e professor no Mestrado Profissional em Educação Física - Unijuí-RS/Unesp/SP. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Epistemologia; Teoria Crítica e Educação; Corpo, Saúde e Educação Física; Complexidade; Concepção Dialética; Conhecimento e História.

Anelise de Oliveira Rodrigues, Unijuí: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (Unijuí/RS-
Brasil), Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (Unijuí/RS-
Brasil), e professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa, RS.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Pithan da Silva, S., & de Oliveira Rodrigues, A. (2023). O DIÁLOGO QUE APROXIMA E A COMPLEXIDADE QUE ABRAÇA: PAULO FREIRE E EDGAR MORIN NA EDUCAÇÃO. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022049. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11014

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.