EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO MOVIMENTO EDUCACIONAL E MODALIDADE EDUCATIVA – NOTAS A PARTIR DE PAULO FREIRE

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Paulo Freire, Movimento Educacional, Escola do Campo

Resumo

Este ensaio ergue reflexões sobre a educação do campo tendo como arcabouço teórico principal o pensamento de Paulo Freire. Textualiza considerações que demarcam a educação do campo, nas dimensões histórica e conceitual, no Brasil a partir de dois enfoques, quais sejam: a educação do campo pode ser concebida como movimento educacional (o Movimento de Educação do Campo) protagonizado por diferentes organizações e movimentos sociais do campo, bem como modalidade educativa, com características específicas, a exemplo de uma educação, a nível de Estado, construída com a participação ativa dos sujeitos do campo. Entende-se que, de maneira geral, o pensamento de Paulo Freire se fez como parte constituinte de sua materialização. No texto, discorrem-se sobre o diálogo, a conscientização, a contextualização e a formação humana como princípios da obra freireana que inspiram no plano teórico-prático a educação do campo, quer na escola ou fora dela.

Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido  (DCH/UFERSA), Brasil. É membro dos Grupos de Pesquisa “Educação, Memórias, (Auto) Biografia e Inclusão” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  (GEPEMABI/UERN), “Educação, Discursos e Sociedade” (GEPEDS/UFERSA) e “Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores – Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o/UFPB)”.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. É Líder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores – Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o/UFPB)”.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Medeiros, E. A. de, Fortunato, I., & Araújo, O. H. A. (2023). EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO MOVIMENTO EDUCACIONAL E MODALIDADE EDUCATIVA – NOTAS A PARTIR DE PAULO FREIRE. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022047. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11010

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.