EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO MOVIMENTO EDUCACIONAL E MODALIDADE EDUCATIVA – NOTAS A PARTIR DE PAULO FREIRE
Palavras-chave:
Educação do Campo, Paulo Freire, Movimento Educacional, Escola do CampoResumo
Este ensaio ergue reflexões sobre a educação do campo tendo como arcabouço teórico principal o pensamento de Paulo Freire. Textualiza considerações que demarcam a educação do campo, nas dimensões histórica e conceitual, no Brasil a partir de dois enfoques, quais sejam: a educação do campo pode ser concebida como movimento educacional (o Movimento de Educação do Campo) protagonizado por diferentes organizações e movimentos sociais do campo, bem como modalidade educativa, com características específicas, a exemplo de uma educação, a nível de Estado, construída com a participação ativa dos sujeitos do campo. Entende-se que, de maneira geral, o pensamento de Paulo Freire se fez como parte constituinte de sua materialização. No texto, discorrem-se sobre o diálogo, a conscientização, a contextualização e a formação humana como princípios da obra freireana que inspiram no plano teórico-prático a educação do campo, quer na escola ou fora dela.
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