EDUCAÇÃO POPULAR NA PAN-AMAZÔNIA: SILÊNCIOS E LUTAS, HISTÓRIA E ATUALIDADE

Autores

  • João Colares da Mota Neto Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Educação Popular, Pan-Amazônia, Paulo Freire

Resumo

Busca-se realizar reflexões e análises sobre a Educação Popular na Pan-Amazônia, seus silêncios e lutas, sua história e atualidade. O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa sobre experiências educacionais populares nesta região, tendo como objeto de estudo as especificidades da Educação Popular amazônica no contexto latino-americano, além das reflexões próprias do autor como pesquisador e militante da Educação Popular na região. Metodologicamente, trata-se de um texto com caráter ensaístico, que parte de estudos bibliográficos e documentais sobre o tema. Apresentam-se alguns registros significativos de experiências históricas e atuais de Educação Popular nas Amazônias e, em seguida, constrói-se uma reflexão sobre os ensinamentos que emergem destes múltiplos processos educacionais populares. Conclui-se que as experiências aqui apontadas tem sido fundamentais para manter vivo o legado da Educação Popular, reiventando-o a partir da Pan-Amazônia, seus povos, suas culturas, territórios e lutas, apesar de carecer espaço de articulação mais efetivo entre educadoras e educadores populares que atuam na região.

Biografia do Autor

João Colares da Mota Neto, Universidade do Estado do Pará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará, com Doutorado Sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Realizou estudos de pós-doutoramento na Universidad de Sevilla e na Universidad de Málaga, Espanha. Coordena a Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia e atualmente exerce o cargo de Coordenador de Relações Internacionais da UEPA. 

Referências

AGUIRRE LEDEZMA, Noel. “Educación Alternativa y Especial entiempos de transformación. Realidades y perspectivas”, en La Educación Popular enla lucha por elBuenVivir: Asamblea Intermedia, de Bartolina Sisa a MélidaAmayaMontrés y Monseñor Romero; (Actas de coloquio), CEAAL, El Salvador, 15 al 19 de noviembre (2010): p. 9-16. Disponível em: http://www.ceaal.org/v2/ archivos/randina/Separata%20CEAAL.pdf. Acessado em 20/04/2018

ARROYO, Miguel. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.

BÉLANGER, M.; ZABALA, Hurtado. (Dir. Sauvé, L. y Orellana, I.). (2014). Educación popular y educación ambiental. Módulo 8. Programa de formación de líderes enecodesarrollocomunitario y salud ambiental.ProyectoEcominga Amazónica. Montreal: LesPublications Du Centr’ERE. Disponível em http://www.ecominga.uqam.ca/PDF/modulo/modulo8_v11.pdf. Acessado em 20/04/2018

CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes. Educação Popular do Campo e Desenvolvimento Territorial Rural na Amazônia: uma leitura a partir da pedagogia do Movimento dos Atingidos por Barragem. 2007. 375f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007.

______; NASCIMENTO, Maycom Douglas Ferreira. MST, agroecologia e educação do campo na Amazônia: um estudo sobre o enfoque das Epistemologias do Sul. Revista Tempos e Espaços Educacionais, v. 12, n. 29, p. 299-324, abr./jun. 2019.

FE Y ALEGRÍA. Educación rural: una experiencia de Fe y Alegría en Perú. Anais do XXXII Congreso Internacional La educación popular hoy y suconcreciónennuestrasprácticas educativas formales y no formales. Antigua, Guatemala, 2001.

FEITOZA, Ronney da Silva. Movimentos de Educação de Pessoas Jovens e Adultas na Perspectiva da Educação Popular no Amazonas: Matrizes históricas, marcos conceituais e impactos políticos. 2008. 432f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008.

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 11ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

GONZÁLEZ SAÁ, Eduardo. 2012. “Influencia de Paulo Freire enlaeducación popular enBolivia”.Consejo de Educación Popular de América Latina y El Caribe;Consejo de Educación de Adultos de América Latina (CEAAL), Revista GloobalHoy. Disponível http://www.gloobal.net/iepala/gloobal/fichas/ficha.php?entidad=Textos&id=15447&opcion=documento. Acessado em 20/04/2018

HURTADO, Carlos Núñez. Educación popular: una mirada de conjunto.Decisio, Pátzcuaro, p. 3-14, enero-abril 2005.

MOTA NETO, João Colares da. Por uma Pedagogia Decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Curitiba: 2016.

______ et al. Educação Popular na Pan-Amazônia: primeiras aproximações ao tema. In: MOTA NETO, João Colares da; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de (Orgs.). O legado de Paulo Freire para a educação na Amazônia. Curitiba: CRV, 2019.

MUNIZ, Maria Luiza de Castro. Estratégias de comunicação e articulação de povos e nacionalidades indígenas na Amazônia equatoriana.509,f. Tese de doutorado (Programa de pós-graduação em sociologia)-Universidade de Brasília, 2016. Disponível em: https://nupote.milharal.org/2016/05/23/comunicacao/. Acesso em: 02/04/2018.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; MOTA NETO, João Colares da (Orgs.). Memórias da Educação de Jovens e Adultos em Práticas de Educação Popular em Belém nas Décadas de 1970 e 1980. Belém: EDUEPA, 2019.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Presença de Paulo Freire no MOVA-Belém (Relatório de pesquisa). Belém: NEP: São Paulo: Cátedra Paulo Freire –PUC-SP, 2014.

PENNA FILHO, Pio. Reflexões sobre o Brasil e os desafios Pan-Amazônicos. Revista Brasileira de Política Internacional, Rio de Janeiro, v. 56, n. 2, p. 94-111, 2013.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Colares da Mota Neto, J. (2023). EDUCAÇÃO POPULAR NA PAN-AMAZÔNIA: SILÊNCIOS E LUTAS, HISTÓRIA E ATUALIDADE. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022060. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10987

Edição

Seção

Dossiê: EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE