ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIREANO EM TEMPOS DE AUTORITARISMO: RETOMANDO SUAS PRIMEIRAS PALAVRAS

Autores

Palavras-chave:

Emancipação. Libertação. Radicalidade.

Resumo

O presente ensaio retoma o texto introdutório da Pedagogia do Oprimido intitulado Primeiras Palavras. Um texto breve, apresentando seu clássico livro escrito a partir do exílio, em sete páginas, logo após o rico prefácio do professor Ernani Maria Fiori, ao qual Freire não poupou elogios. O contexto inspirador deste ensaio é o atual momento político vivido pelo Brasil, em que Freire é atacado fortemente por sujeitos da sociedade civil juntamente com sujeitos de categorias políticas, na campanha por uma “escola sem partido” que luta “contra o abuso da liberdade de ensinar”. Paulo Freire continua incomodando mais pelo que se pretende desqualificar do seu pensamento do que necessariamente pelo que se compreende de sua obra. Por isso, ao retomar suas Primeiras Palavras pretende-se explorar alguns dos principais conceitos trabalhados por ele, para dialogar com todo e qualquer leitor, independente do espaço-tempo em que se encontre apesar da inevitável datação de sua obra naquele momento. Radicalidade e revolução, contrapostos a sectarismo e reacionarismo, são conceitos trabalhados de forma esclarecedora para entendermos elementos contemporâneos da barbárie que continua pairando no horizonte, mesmo após décadas do término da Ditadura no Brasil e do Nazismo na Alemanha. Autoritarismo, dogmatismo e o recrudescimento do conservadorismo na política atual demonstram que, mais do que nunca, é salutar retomar o pensamento crítico e divergente para nos emanciparmos e libertarmos do que tenta predominar sempre à luz destas correntes: a usurpação do protagonismo dos existentes na construção da história humana.

Biografia do Autor

João Vicente Hadich Ferreira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

João Vicente Hadich Ferreira: Doutor em Educação pela UNESP-Marília-SP. Professor Adjunto do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP / Campus de Cornélio Procópio. Disciplinas de Filosofia na Área de Educação, Sociedade e Formação Humana. Membro dos Grupos de Pesquisa GEPPEPE e HISTEDBR-PR (UENP) e do Grupo de Pesquisa “Teoria Crítica: Filosofia, Educação e Cultura” (UNESP).

Maria Cristina Cavaleiro, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Graduada em Educação Física e em Pedagogia. Possui mestrado em Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas ( 2004) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência no ensino básico, trabalhou como professora e gestora nas redes publicas estadual e municipal na área de Educação e Educação Física. Atualmente é professora adjunta na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio. Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino em Políticas Públicas em Educação e Processos de Escolarização (GEPEPEE-UENP). Integrante do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EdGES/FE/USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão para a formação em Política Educacional, Gênero e Sexualidades. Os subtemas de maior concentração são: educação, relações de gênero, diversidade sexual; escola, processos de escolarização. 

Referências

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Ferreira, J. V. H., & Cavaleiro, M. C. (2023). ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIREANO EM TEMPOS DE AUTORITARISMO: RETOMANDO SUAS PRIMEIRAS PALAVRAS. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022044. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10982

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.