A QUESTÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR: O QUE PODE UM LIVRO 40 ANOS DEPOIS?

Autores

  • Maria Tereza Goudard Tavares Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação- Processos Formativos e Desigualdades Sociais-PPGedu/UERJ/FFP. http://orcid.org/0000-0002-9856-5098

Palavras-chave:

Educação Popular, Direito à memória, Questão Política, Pandemia da Covid-19, Lutas e resistências

Resumo

Nos percurso dos 40 anos da Educação Popular no Brasil, aprendemos que o que fundamenta e dá sentido à universalidade da vida social é o sentimento de pertencimento e o direito à memória. Todos e todas devem ter o direito à memória. E esse é o singelo objetivo do presente artigo, tecido e urdido na dor do luto de pessoas próximas e dos inumeráveis que, no Brasil, já contabilizam mais de 667.000 óbitos, enlutando famílias do Oiapoque ao Chuí. O direito à memória é pensado aqui como um direito que se constitui na contramão de uma sociedade que se nutre de apagamento e silenciamentos cotidianos, nos quais a memória dos vencidos não serve de dispositivos de contramemória, e lembranças das lutas travadas em torno da democracia, da liberdade, dos enfrentamentos das desigualdades sociais e das lutas por justiça no campo e na cidade. E para reconstruir essa relação com a vida, em especial nesse contexto pandêmico, de tantas perdas e lutos, trago à memória um livro seminal, um livro clássico, que há mais de 40 anos vem atravessando, com sua potência epistêmica e política, o campo da Educação Popular brasileira e latino-americana. Trata-se da obra A questão Política da Educação Popular (BRANDÃO, 1980), cujo impacto e reverberação ainda merecem ser discutidos e ampliados entre nós, principalmente por conta dos desafios que se (re)atualizam no campo da educação popular brasileira.

Biografia do Autor

Maria Tereza Goudard Tavares, Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação- Processos Formativos e Desigualdades Sociais-PPGedu/UERJ/FFP.

Professora Associada da Faculdade de Formação de Profesores da UERJ, do Departamento de Educação. Pòs-Doutora em Educação pela FE/UNICAMP, Docente do programa de Pós-Graduação em Educação- Processos formativos e Desigualdades Sociais -PPGedu/UERJ/FFP, Procientista da UERJ, participante ad-hoc do GT 06 de Educação Popular da ANPED.

Referências

BENJAMIN, W. O Anjo da História. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BLOCH, E. O Principio Esperança. Rio de Janeiro: EdUERJ/Contraponto, 2005.

BOURDIEU, P. A Miséria do Mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.

BRANDÃO, C. R. A questão Política da Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 1980.

CALVINO, I. Por que ler os Clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1997.

LOWY, Michel. O que é cristianismo da Libertação: religião e política na América Latina. São Paulo: Fundação Perseu Abramo/Expressão Popular, 2016.

MBEMBE, A. Necropolítica. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

SANTOS, M. Técnica espaço tempo: Globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

SEGALLA, L. A construção desigual do conhecimento. Rio de Janeiro: PUC, 1992. (mimeo).

TAVARES, M.T.G. Pensando a formação de professores das infâncias a contrapelo: Desafios contemporâneos da formação de docentes em periferias urbanas. In: MARTINS, D.A.A.; CARRIJO, M.C.B.; ROLIM, C.L.A. (orgs.). Singularidades e Resistências na Formação de Professores: novos e velhos enfrentamentos. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

SODRÉ, M. A Verdade Seduzida: Por um conceito de Cultura no Brasil. Petrópolis: DP&A Editora, 2005.

VALLA, V. Apoio social e saúde: buscando compreender a fala das classes populares. In: COSTA, M. V. A educação popular hoje. São Paulo: Loyola, 1998.

WANDERLEY, L.E.W. Educar para transformar: Educação Popular, Igreja Católica e Política no Movimento de Educação de Base. Petrópolis: Vozes, 1984.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Tavares, M. T. G. (2023). A QUESTÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR: O QUE PODE UM LIVRO 40 ANOS DEPOIS?. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022058. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10979

Edição

Seção

Dossiê: EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE