NARRATIVAS DE UMA EDUCADORA POPULAR: A LUTA E A RESISTÊNCIA PROPOSITIVA DE MULHERES EM DIÁLOGO COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • Tiago Zanquêta de Souza Universidade de Uberaba / Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para a Educação Básica - Mestrado Profissional
  • Gercina Santana Novais Universidade de Uberaba / Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para a Educação Básica - Mestrado Profissional

Palavras-chave:

Educação Popular. Resistência propositiva popular. Histórias de Vida.

Resumo

Este artigo tem por tema a história da Educação Popular em diálogo com as narrativas de uma educadora popular. Objetiva, por isso, resgatar, nessas narrativas, a historicidade da Educação Popular evidenciada na luta de mulheres e nos movimentos de resistência propositiva popular por elas empreendidos para, consecutivamente, refletirmos sobre a continuidade dessa luta e dessa resistência que vem fortalecendo os pressupostos da Educação Popular em sua história, face ao quadro desencadeado pela pandemia de Covid-19, especialmente com relação às práticas de cuidado e solidariedade. Por meio de um processo investigativo de natureza qualitativa, as narrativas que se vinculam às Histórias de Vida de uma educadora popular foram gravadas, transcritas, lidas e analisadas como tentativa de compreender e interpretar suas experiências. Assim, foi possível compreender que a trajetória histórica da Educação Popular é também protagonizada por mulheres que lutaram e resistiram propositivamente ao longo do tempo, inserindo-se junto aos movimentos eclesiais de base, às pastorais, aos movimentos sociais, partidos políticos de esquerda, contribuindo para a transformação da realidade que se fazia opressora e excludente. E, com a pandemia de Covid-19, revela-se ainda mais tal protagonismo, especialmente por meio das práticas de cuidado por elas experimentadas, o que fortalece as premissas que sustentam a Educação Popular enquanto projeto libertador e de fortalecimento da dignidade humana.

Biografia do Autor

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba / Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para a Educação Básica - Mestrado Profissional

Licenciado em Ciências Biológicas (Uniube). Mestre em Educação (Uniube). Doutor em Educação (UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para a Educação Básica - Mestrado Profissional, ambos da Universidade de Uberaba. Líder do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP-PPGEB/CNPq). Segundo líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi-PPGE/CNPq). Coordenador da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica (RECEPE) e vice-coordenador da Rede de Pesquisadores sobre o professor do Centro-Oeste (REDECENTRO).

Gercina Santana Novais, Universidade de Uberaba / Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para a Educação Básica - Mestrado Profissional

Licenciada em Psicologia (UFU) e em Ciências Biológicas (FFCL - Ituiutaba). Mestre e Doutora em Educação (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para a Educação Básica - Mestrado Profissional, ambos da Universidade de Uberaba. Líder do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP-PPGEB/CNPq). Coordenadora da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica (RECEPE) e membra da Rede de Pesquisadores sobre o professor do Centro-Oeste (REDECENTRO).

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Souza, T. Z. de, & Novais, G. S. (2023). NARRATIVAS DE UMA EDUCADORA POPULAR: A LUTA E A RESISTÊNCIA PROPOSITIVA DE MULHERES EM DIÁLOGO COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022055. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10932

Edição

Seção

Dossiê: EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE