POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA: O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA). História. Estudantes. Docentes. Paulo Freire.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de abordar o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir do preceito da criticidade de Paulo Freire como ato inerente ao ensino. Para tanto, será contextualizada esta modalidade no Brasil, assim como a disciplina de História, tão relevante no desenvolvimento do senso crítico. Percebe-se que o estudante chega à escola com muitas expectativas, já que desistiram por várias vezes, até mesmo por anos. A EJA é o reencontro com a escola, com o ato de estudar e buscar a cidadania, o empoderamento e a contextualização do mundo. Além da criticidade, a afetividade faz-se necessária para que este retorno cumpra o objetivo de acolhida. Para tanto, a educação bancária não pode ser considerada. Além disso, as relações com a pedagogia do educador Paulo Freire que, por meio de sua vasta obra, deixou diversas e importantes contribuições para o ensino, especialmente ao de jovens e adultos que retornam ansiosos e inseguros às salas de aula. Ademais, a História tem a chance de interagir com as ideias e práticas encontradas na obra desse educador. A análise será a partir da experiência empírica em turmas de EJA, teóricos como Bloch (2001) e Hobsbawm (1998) que trabalham com a iniciação teórica à ciência histórica e pesquisadores-educadores como Gadotti (1995), Moll (2011) e Andreola e Jung (2016). Portanto percebe-se que a referida disciplina cumpre seu papel de consciência de mundo, de emancipação e senso de cidadania aos estudantes. Todavia, há muito o que crescer em termos educacionais a fim de uma maior aproximação com o método freireano.

Biografia do Autor

Cristiane Rollsing Teixeira, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Mestranda em Educação na Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Especialização em História Contemporânea pela FAPA. Experiência em supervisão de estagiários em licenciaturas. Atualmente é professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e professora da Prefeitura Municipal de Canoas, nas disciplinas de História, Geografia, Ensino Religioso, Projeto de Vida e Seminários e Debates.

Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Pós Doutora em Estudos de Gênero pela UCES ( 2011), possui graduação em Psicologia, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora da Universidade La Salle - Canoas, onde atua no Curso de Psicologia e no PPG em Educação, orientando Mestrado e Doutorado. Tem experiência na orientação de teses e dissertações, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Sexual, Gênero, Gravidez na adolescência, Direitos Humanos, Psicanálise e Educação, Inclusão e Políticas Publicas de Inclusão. É Líder do Grupo de Pesquisa ComGênero: interseccionalidades com Educação e Direitos Humanos e Editora assistente da Revista Diálogo, acesso disponível em https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/login

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Pós-Graduação em Psicopedagogia e Docência no Ensino Superior. Docente no Curso de Pedagogia, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Segunda líder do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle. 

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Rollsing Teixeira, C., Quaresma da Silva, D. R., & Jung, H. S. (2023). POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA: O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022040. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10918

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.