POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA: O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos (EJA). História. Estudantes. Docentes. Paulo Freire.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de abordar o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir do preceito da criticidade de Paulo Freire como ato inerente ao ensino. Para tanto, será contextualizada esta modalidade no Brasil, assim como a disciplina de História, tão relevante no desenvolvimento do senso crítico. Percebe-se que o estudante chega à escola com muitas expectativas, já que desistiram por várias vezes, até mesmo por anos. A EJA é o reencontro com a escola, com o ato de estudar e buscar a cidadania, o empoderamento e a contextualização do mundo. Além da criticidade, a afetividade faz-se necessária para que este retorno cumpra o objetivo de acolhida. Para tanto, a educação bancária não pode ser considerada. Além disso, as relações com a pedagogia do educador Paulo Freire que, por meio de sua vasta obra, deixou diversas e importantes contribuições para o ensino, especialmente ao de jovens e adultos que retornam ansiosos e inseguros às salas de aula. Ademais, a História tem a chance de interagir com as ideias e práticas encontradas na obra desse educador. A análise será a partir da experiência empírica em turmas de EJA, teóricos como Bloch (2001) e Hobsbawm (1998) que trabalham com a iniciação teórica à ciência histórica e pesquisadores-educadores como Gadotti (1995), Moll (2011) e Andreola e Jung (2016). Portanto percebe-se que a referida disciplina cumpre seu papel de consciência de mundo, de emancipação e senso de cidadania aos estudantes. Todavia, há muito o que crescer em termos educacionais a fim de uma maior aproximação com o método freireano.
Referências
ALMEIDA, Silvio; RIBEIRO, Djamila (org). Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen. 2019. Coleção Femininos Plurais.
ANDREOLA, Balduino; JUNG, Hildegard Susana. A Educação política como caminho para a participação e a emancipação cidadã: um olhar sob a perspectiva da pedagogia do coração. Anais da Reunião Científica Regional da ANPED. Curitiba: Setor de Educação da UFPR, 2016. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-3_BALDUINO-ANTONIO-ANDREOLA-HILDEGARD-SUSANA-JUNG.pdf. Acesso em: 22 abr. 2022.
BADY, Janaina Bueno. Violências de gênero nas trajetórias de aprendizagens: alunas em vulnerabilidade social e em situação de rua em uma escola de educação de jovens e adultos, ensino fundamental, Porto Alegre, sul do Brasil. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado) - PPG Educação, Universidade La Salle, Canoas, 2019. Disponível em: https://repositorio.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/1250/1/jbbady.pdf. Acesso em: 12 maio 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://is.gd/YvgwtT. Acesso em: 22 abr. 2022.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 26ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 39ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004
FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. 27ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
GADOTTI, Moacir. A Boniteza de um Sonho ensinar – e - aprender com sentido. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2003.
HOBSBAWN, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo - políticas arrebatadoras. 14ª Ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.
MOLL, Jaqueline (Org). Educação de Jovens e Adultos. 4ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.
REIS, José Carlos. Escola dos Annales: a inovação em História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
RIBEIRO, Djamila. Lugar de Fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen. 2019. (Coleção Femininos Plurais)
ROMÃO, José E; GADOTTI, Moacir (Org). Educação de Jovens e Adultos Teoria, prática e proposta. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2003.
TORRES, Carlos Alberto. Estado, políticas públicas e educação de adultos. IN. ROMÃO, José E; GADOTTI, Moacir (Org). Educação de Jovens e Adultos Teoria, prática e proposta. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.