Um olhar histórico sobre a educação popular na América Latina

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular. América Latina. Adriana Puiggrós. Discursos pedagógicos.

Resumo

 

Resumo: O presente ensaio brotou das reflexões decorrentes da leitura de Adriana Puiggrós em diálogo com outros autores. Busca assim valorizar a sua contribuição na perspectiva histórica para melhor compreender a caminhada da Educação Popular na América Latina. Este estudo bibliográfico com uma abordagem crítica tem por objetivos aprofundar a compreensão das características das expressões da Educação Popular nos seus variados contextos; e indicar algumas influencias significativas sobre a forma de ser e seu desenvolvimento nas diferentes realidades. Entre os principais resultados está a reunião de elementos compreensivos de fontes pedagógicas, tendências e características da Educação Popular no decorrer da história. Evidencia-se as contribuições de Simón Rodríguez, José Martí, Elizardo Pérez, José Carlos Mariátegui e Paulo Freire que, reconhecidamente, são referências identificadas com a história e prática social da Educação Popular na América Latina. Conclui-se que, em que pese a diversidade dos modos de ser, a mirada histórica mostra que há potencial e sentidos reais para a sua recriação para resistir e produzir mediações pedagógicas que contribuam na transformação social de nossas sociedades mergulhadas na desigualdade social. Seu campo de atuação se amplia na sociedade, podendo abranger a educação escolar e espaços múltiplos da sociedade, na compreensão de que a educação não é o único meio para transformar a sociedade; porém, igualmente, não se constitui um mero aparelho ideológico do Estado unicamente voltado à reprodução da ideologia dominante. Na visão dialética não há lugar para concepções essencialistas ou idealistas e nem mecanicistas.

Biografia do Autor

Telmo Adams, Centro Latino-americano em Pesquisa e Educação - CELAPED, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Caxias do Sul (UCS)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM-Mx). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio Dos Sinos, Unisinos; Professor pesquisador integrante do Centro Latino-americano em Pesquisa e Educação (CELAPED); e dos Grupos de Pesquisa: Educação e pesquisa na América Latina: convergências teóricas e metodológicas (PPGEdu UCS), RS, Brasil; e Educação Popular Metodologias  Participativas e Estudos decoloniais (PPGEdu UNISC), RS, Brasil. E-mail:  adams.telmo@gmail.com – Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8079-1273

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Adams, T. (2023). Um olhar histórico sobre a educação popular na América Latina. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022051. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10907

Edição

Seção

Dossiê: EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE