Um olhar histórico sobre a educação popular na América Latina
Palavras-chave:
Educação Popular. América Latina. Adriana Puiggrós. Discursos pedagógicos.Resumo
Resumo: O presente ensaio brotou das reflexões decorrentes da leitura de Adriana Puiggrós em diálogo com outros autores. Busca assim valorizar a sua contribuição na perspectiva histórica para melhor compreender a caminhada da Educação Popular na América Latina. Este estudo bibliográfico com uma abordagem crítica tem por objetivos aprofundar a compreensão das características das expressões da Educação Popular nos seus variados contextos; e indicar algumas influencias significativas sobre a forma de ser e seu desenvolvimento nas diferentes realidades. Entre os principais resultados está a reunião de elementos compreensivos de fontes pedagógicas, tendências e características da Educação Popular no decorrer da história. Evidencia-se as contribuições de Simón Rodríguez, José Martí, Elizardo Pérez, José Carlos Mariátegui e Paulo Freire que, reconhecidamente, são referências identificadas com a história e prática social da Educação Popular na América Latina. Conclui-se que, em que pese a diversidade dos modos de ser, a mirada histórica mostra que há potencial e sentidos reais para a sua recriação para resistir e produzir mediações pedagógicas que contribuam na transformação social de nossas sociedades mergulhadas na desigualdade social. Seu campo de atuação se amplia na sociedade, podendo abranger a educação escolar e espaços múltiplos da sociedade, na compreensão de que a educação não é o único meio para transformar a sociedade; porém, igualmente, não se constitui um mero aparelho ideológico do Estado unicamente voltado à reprodução da ideologia dominante. Na visão dialética não há lugar para concepções essencialistas ou idealistas e nem mecanicistas.
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