AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E A REPRESENTAÇÃO CONCEITUAL DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
Palavras-chave:
Educação. Tecnologias da Avaliação. Processos Formativos. Cultura Escolar.Resumo
Este ensaio busca analisar a representação conceitual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para além do senso comum. Assim, o nosso objetivo geral é discutir a interface da avaliação educacional e as políticas públicas. Para tanto, busca se compreender os determinantes impostos na representação conceitual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como modelo de gestão do espaço escolar. Isso se apresenta como forma de romper com a hegemonia que se encontra presente no senso comum do ENEM apenas como avaliação de ingresso no ensino superior. A metodologia utilizada encontra-se no campo da teoria crítica, no sentido de apropriação do conceito de avaliação educacional. O estudo se justifica ao constituir aspectos interpretativos referentes aos sistemas de avaliação educacional que possam, efetivamente, direcionar para proposições de melhoria da qualidade da educação. Concluímos que se torna importante que os educadores, em sua atividade educativa, tenham a compreensão política do papel que desempenham em democratizar o acesso à cultura escolar e rejeitem a compreensão tecnicista de curso preparatório para o vestibular quando o ENEM ficar associado, exclusivamente, a um mecanismo de ingresso ao ensino superior. Isso implica compreender que a educação básica, como um todo, é um lugar de formação e o ingresso no ensino superior é decorrência desse processo formativo. Nesse contexto, a formação profissional do sujeito, numa sociedade democrática em todas as instâncias, seria a posição do saber fazer como elemento de acesso a todos que participam e usufruem da ciência e tecnologia como instrumento do pensamento crítico e efetiva melhoria da qualidade de vida de toda a população.Referências
BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Vestibular e Enem: um debate contemporâneo. In: Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 85, p. 1057-1090, out./dez. 2014.
BISSERET, Noëlle. A ideologia das aptidões naturais. In: DURAND, José Carlos Garcia (org). Educação e hegemonia de classe: as funções ideológicas da escola. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
BRASIL. Constituição da República Federativa do. Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm Acessado em 18 mar 2019a.
BRASIL. Portaria Nº 438, de 28 de maio de 1998. Disponível em: http://www.editoramagister.com/doc_348638_PORTARIA_N_438_DE_28_DE_MAIO_DE_1998.aspx Acessado em 06 maio 2019b.
BRASIL. Vários programas do governo dão acesso à universidade via exame. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/57231-varios-programas-do-governo-dao-acesso-a-universidade-via-exame Acessado em: 12 maio 2020a.
BRASIL. Evasão no ensino médio supera 12%, revela pesquisa inédita. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/50411-evasao-no-ensino-medio-supera-12-revela-pesquisa-inedita Acessado em: 13 maio 2020b.
BRASIL. Censo da Educação Superior. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/69021-baixa-ocupacao-de-vagas-remanescentes-inspira-nova-politica-do-mec-para-as-federais Acessado em 18 maio 2020c.
BRASIL. Edição do Enem 2019 registra a menor queda no número de inscritos dos últimos 4 anos. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/edicao-do-enem-2019-registra-a-menor-queda-no-numero-de-inscritos-dos-ultimos-4-anos/21206 Acessado em 18 maio 2020d.
BRASIL. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf Acessado em 18 maio 2020e.
BRASIL. Metodologia usada para correção define notas máxima e mínima. In: Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/17389-metodologia-usada-para-correcao-define-notas-maxima-e-minima Acessado em: 30 jun. 2020f.
CHAUÍ, Marilena. A ideologia da competência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
GHIRALDELLI, Paulo. A Filosofia como desbanalização do Brasil. 2011. Disponível em: <http://www.portalentretextos.com.br/colunas/filosofia-no-cotidiano/a-filosofia-como-desbanalizacao-do-brasil,256,6967.html> Acessado em 13 maio 2020.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Trad. Célia Neves e Alderico Toríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LAJONQUIÈRE, Leandro de. Infância e Ilusão (Psico) Pedagógicas: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis: Vozes, 1999.
MARX, Karl. Para a crítica da economia política. Trad. José Arthur Giannotti e Edgar Malagodi. São Paulo: Abril Cultura, 1974. (Os Pensadores).
SEM AUTOR. Como o Enem é aproveitado nos vestibulares do país. In: Folha de S. Paulo: Enem 2000. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/enem_vestnota.shtml Acessado em 25 maio 2020a.
SEM AUTOR. Como usar o Enem para entrar na faculdades. Estadão. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,como-usar-o-enem-para-entrar-em-faculdades,70003241736 Acessado em 25 maio 2020b.
SEM AUTOR. Erro na correção do Enem 2019: relembre histórico de problemas da prova, que inclui vazamentos e gabarito errado. In: G1 Educação. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/enem/2019/noticia/2020/01/20/erro-na-correcao-do-enem-2019-relembre-historico-de-problemas-da-prova-que-inclui-vazamentos-e-gabarito-errado.ghtml Acessado em 26 maio 2020c.
SEM AUTOR. Enem 2019 registra o menor número de inscritos da década. In: Vestibular. Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/mec-divulga-inscricoes-confirmadas-enem-2019/345420.html Acessado em 28 jul. 2020d.
SILVA, Gabriele. Quanto ganha um professor de faculdade? In: Educa Brasil. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/quanto-ganha-um-professor-de-faculdade Acessado em 18 maio 2020.
SKINNER, Burrhus Frederic. Contingência do Reforço. Trad. Rachel Moreno. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Os Pensadores).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.