Educação do Campo: a efetivação das políticas públicas educacionais no Assentamento Roça do Povo, município de Itabuna-BA

Autores

Resumo

Este artigo aborda de maneira preliminar a efetivação das políticas públicas educacionais no Assentamento Roça do Povo, no município de Itabuna-BA, analisando a legislação vigente, pontuando direitos conquistados pelas populações rurais e principalmente pelos campesinos por meio das suas lutas e reivindicações. Também foram analisadas as dificuldades, desafios, progressos, formação de professores e a importância da educação no campo para os campesinos. Desta forma, abordamos a importância de conhecer e estudar as leis que regulamentam a Educação do Campo, pois, a prática educacional deve ser condizente com a realidade cotidiana, buscando valorizar a identidade e a cultura do campesinato. Além disso, este estudo visa ainda valorizar e defender a importância da educação no campo. Por fim, a presente pesquisa busca difundir as informações coletadas no Assentamento Roça do Povo, objetivando provocar inquietação na sociedade e aos órgãos públicos, para que possam olhar com maior atenção para a Educação do Campo e compreender a importância dela para os campesinos no Brasil, em especial na Bahia.

Biografia do Autor

Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena, Universidade Estadual de Santa Cruz

graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Exerceu a função de Vice Coordenador do Curso de Biologia modalidade a Distância na UESC, atuando como Coordenador do Curso durante 4 meses. Foi Coordenador Pedagógico do Curso de Especialização em Agroecologia Aplicada a Agricultura Familiar - Residência Agrária. Participou da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (ADUSC), de 2011 a 2013 como Tesoureiro e de 2013 a 2015 como Presidente. Atualmente é representante da UESC no Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) e foi representante no processo de construção do Programa de Educação Ambiental da Bahia (PEA-BA). Coordenou o PIBID da área de Biologia pela UESC de Agosto de 2018 a fevereiro de 2020. Foi Coordenador da Área de Ensino de Biologia de janeiro de 2020 a janeiro de 2021. Atualmente ocupa o cargo Administrativo de Coordenador de Integração Comunitária (COINC), na PROEX/UESC. Ministra as disciplinas de Educação Ambiental, Estágio Curricular Supervisionado de Ensino de Biologia e Módulos Interdisciplinares. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Etnobotânica, Biologia Floral e Taxonomia de Cactaceae, bem como na área de Ensino de Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia floral, taxonomia, etnobotânica, Cactaceae e Educação Ambiental.

Taís das Flores Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora da Educação Básica. Possui Especialização em Educação do Campo e Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UESC.

Marcella Gomez Pereira, Grupo de Pesquisa CORPORHIS: Corpo, História e Cultura (UESB) e Grupo de Trabalho Política Agrária, Urbana e Ambiental (UESC)

graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007-2011), atuou junto ao projeto prevenção de acidentes e conservação da natureza: ações com enfoque em serpentes e morcegos como voluntária (2007-2008) e posteriormente como bolsista de extensão PROEX (2008-2009). Como estagiária voluntária, trabalhou no serpentário do Centro de Pesquisa do Cacau (CEPEC/CEPLAC) de 2008 a 2009 e foi bolsista CAPES do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID/UESC entre os anos de 2010 e 2011. Trabalhou durante o ano letivo de 2012 como educadora e regente de classe no regime de trabalho PST na rede estadual de ensino nas disciplinas Ciências e Meio Ambiente. Possui mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, do qual foi bolsista CAPES, pela Universidade do Estado da Bahia (2013-2015). De abril a novembro de 2015 foi bolsista CNPq na modalidade EXP - C - C, atuando em ações de extensão vinculadas ao Instituto Cabruca. Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade (2017-2021), tem experiência com comunidades tradicionais indígenas e movimentos sociais.

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

Rocha Melo de Lucena, E. A., das Flores Santos, T., & Gomez Pereira, M. (2023). Educação do Campo: a efetivação das políticas públicas educacionais no Assentamento Roça do Povo, município de Itabuna-BA. CONJECTURA: Filosofia E educação, 28, e023014. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10544

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Seção

Artigos