Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais: Perspectivas Subjacentes à Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Adriana Richit Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Erechim Rio Grande do Sul Brasil http://orcid.org/0000-0003-0778-8198
  • Leticia Stein Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marisol Vieira Melo Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Neste estudo nos referimos à Educação Matemática como perspectiva para uma abordagem coerente, crítica e reflexiva da Matemática, concebida como uma dimensão do conhecimento comprometida com a formação de pessoas questionadoras e participantes no processo de mudança da realidade, ou seja, matematicamente letradas. Baseado neste entendimento, o artigo aborda as perspectivas subjacentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do ensino fundamental na direção da concretização da alfabetização e do letramento matemático. A análise, de natureza qualitativa, consistiu em um estudo documental sobre as orientações da BNCC para o ensino da Matemática, tomando por base teórica os princípios da alfabetização e letramento pelo viés da Educação Matemática, a partir da qual foram evidenciadas três perspectiva associadas ao ensino da Matemática na Educação Básica: pragmática, emancipatória e perspectiva intrínseca à própria matemática. A perspectiva pragmática propõe o ensino voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências requeridas por uma educação mercantilista e bancária, podendo sua concretização não produzir mudanças qualitativas no ensino da Matemática. A perspectiva emancipatória ocupa-se em promover uma abordagem de cunho reflexivo e emancipatório, a qual se mostra como uma possibilidade de superação da tradição curricular conteudista. A perspectiva intrínseca à Matemática está voltada para a própria Matemática na medida em que a BNCC traz orientações que tencionam o ensino da Matemática para ela mesma. Em face destas perspectivas, o estudo aponta a necessidade de maior coerência entre as diretrizes curriculares instituídas e os resultados de pesquisa, pois a BNCC contempla parcialmente aspectos teóricos e metodológicos da Educação Matemática, especialmente no que diz respeito à efetivação da alfabetização e do letramento em Matemática, evidenciados em pesquisas na área. 

Biografia do Autor

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Erechim Rio Grande do Sul Brasil

 

Bolsista Produtividade PQ2 - CNPq.

 

Doutora em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP. Pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora, Classe E, nível associado, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus de Erechim e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias. Atua principalmente nos temas Formação de Professores, Conhecimentos Profissionais, Estudos de Aula (lesson study), Tecnologias Digitais em Educação Matemática e Processos Educacionais em Educação Matemática. 

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

Richit, A., Stein, L., & Melo, M. V. (2023). Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais: Perspectivas Subjacentes à Base Nacional Comum Curricular. CONJECTURA: Filosofia E educação, 28, e023007. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10306

Edição

Seção

Artigos