PROPENSÃO À RECOMPRA DE SERVIÇOS (CURSOS) E À INDICAÇÃO A TERCEIROS: UM ESTUDO AMBIENTADO EM UMA IES DA SERRA GAÚCHA | PROPENSITY FOR SERVICES (COURSES) REPURCHASE AND INDICATION TO THIRD PARTIES: AN ENVIRONMENTAL STUDY IN A HEI OF SERRA GAÚCHA

Autores

  • Gabriel Sperandio Milan Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Marcéli dos Santos Milano Gonçalves Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Luciene Eberle Universidade de Caxias do Sul - UCS

Palavras-chave:

Qualidade em Serviços, Satisfação de Clientes, Intenção de Recompra, Indicação a Terceiros, Serviços Educacionais

Resumo

Diversos estudos evidenciaram que ao escolher uma IES, o aluno (cliente) avalia a qualidade dos serviços e, por isso, recomendam que sejam realizados estudos que visem aprofundar os fatores que influenciam positivamente e negativamente esta escolha. O presente trabalho objetivou compreender como os alunos do curso de Administração de uma IES (Instituição de Ensino Superior) da Serra Gaúcha estariam propensos à recompra de serviços (cursos) e a indicar a IES em estudo. A pesquisa foi realizada na cidade de Caxias do Sul (RS) e contou com a participação de 20 alunos ativos da Instituição. Para a construção do estudo, adotou-se o método de pesquisa qualitativa exploratória. A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas individuais em profundidade, a partir de uma abordagem semiestruturada mediante aplicação de um roteiro básico de questões. Para realização da análise das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo. Os principais resultados do estudo demonstram que a escolha pela recompra de novos serviços (cursos) e o processo de indicação a terceiros é multifacetado, estando associados a vários fatores que influenciam na percepção de qualidade e na satisfação do cliente (aluno) em relação aos serviços que são disponibilizados pela IES.

 

DOI: 10.18226/23190639.v8n1.04

 

Gabriel Sperandio Milan, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Brasil.

E-mail: gabmilan@terra.com.br

 

Marcéli dos Santos Milano Gonçalves, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.

E-mail: marcelimilano@gmail.com

 

Luciene Eberle*, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.

E-mail: leberle@ucs.br

 

 

 

 

 

Submetido: Maio 2019

Aceito: Novembro 2019

*Contato para Correspondência

Biografia do Autor

Gabriel Sperandio Milan, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Pós-Doutor em Administração na área de Marketing pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS (2006). Mestre em Engenharia de Produção na área de Qualidade e Gerência de Serviços pela UFRGS (2000). Especialista em Planejamento Econômico: Gestão Econômica da Empresa pela UCS - Universidade de Caxias do Sul (1998). Especialista em Administração de Marketing pela UCS (1996). Bacharel em Administração de Empresas pela UCS (1994). Atualmente é Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

Marcéli dos Santos Milano Gonçalves, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Bacharel em Administração

Luciene Eberle, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutora em Administração pela Associação Ampla PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e UCS - Universidade de Caxias do Sul (2014). Mestre em Administração pela UCS (2009). Especialista em Administração Estratégica em Serviços pela UCSl (2004). Bacharel em Administração de Empresas pela UCS (2001). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Caxias do Sul, UCS.

Downloads

Publicado

2020-08-29

Como Citar

Milan, G. S., Gonçalves, M. dos S. M., & Eberle, L. (2020). PROPENSÃO À RECOMPRA DE SERVIÇOS (CURSOS) E À INDICAÇÃO A TERCEIROS: UM ESTUDO AMBIENTADO EM UMA IES DA SERRA GAÚCHA | PROPENSITY FOR SERVICES (COURSES) REPURCHASE AND INDICATION TO THIRD PARTIES: AN ENVIRONMENTAL STUDY IN A HEI OF SERRA GAÚCHA. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 8(1), 73–93. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/7406

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.