METODOLOGIA SERVQUAL: UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO NA REPRESENTAÇÃO MÉDICA

Authors

  • Katiuscia Schiemer Vargas Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Ingrid Monike Severo Schalenberger Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA
  • Tatiane de Andrade Neves Horbe Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Keywords:

Representação de Vendas, Qualidade do Serviço, Processo de Vendas.

Abstract

Diante do atual contexto empresarial, marcado por mudanças constantes e concorrência acirrada, é importante que as empresas consigam avaliar se seus produtos e/ou serviços estão atendendo às expectativas de seus clientes. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade do serviço prestado por representantes de vendas de uma companhia que comercializa produtos farmacêuticos em Santa Maria - RS, a partir da percepção dos clientes, os médicos. Especificamente, almejou-se: i) mostrar a relação percepção x expectativas dos clientes sobre a representação de vendas e ii) analisar e discutir melhorias na representação de vendas. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa, utilizando-se como ferramenta de coleta de dados um questionário com a escala SERVQUAL. A partir da aplicação da escala SERVQUAL é possível avaliar a diferença entre a expectativa que o cliente tem em relação ao serviço e sua percepção após o serviço oferecido. Para tanto, aplicou-se o questionário a uma amostra composta por 180 médicos da cidade de Santa Maria. Os resultados revelaram que, em todas as dimensões investigadas, a expectativa dos médicos excedeu a percepção dos serviços prestados, o que reflete que os representantes precisam tomar algumas ações corretivas visando reduzir esses gaps encontrados.

DOI: 10.18226/23190639.v2n1.06

Author Biography

Katiuscia Schiemer Vargas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Assistente em Administração da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Published

2014-10-30

How to Cite

Vargas, K. S., Severo Schalenberger, I. M., & Horbe, T. de A. N. (2014). METODOLOGIA SERVQUAL: UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO NA REPRESENTAÇÃO MÉDICA. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 2(1), 111–126. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2999

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