GAMIFICAÇÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS ENTRE 2008 E 2018 | GAMIFICATION: A BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF SCIENTIFIC ARTICLES PUBLISHED BETWEEN 2008 AND 2018

Autores

Palavras-chave:

Gamificação, Jogo, Bibliometria.

Resumo

A gamificação consiste no uso de técnicas de design de jogos orientadas a contextos normalmente não relacionados a jogos, como o organizacional, para estimular o engajamento e a motivação entre os funcionários e para manter e atrair novos clientes. Trata-se de um tema ainda recente na pesquisa acadêmica, o que justifica estudos nessa área. Diante disso, este artigo buscou analisar de que forma a temática em questão impactou a pesquisa acadêmica no período de 2008 a 2018. Para isso, desenvolveu-se um estudo bibliométrico nas bases de dados Scopus e Web of Science, tendo como critérios de análise os artigos mais citados, os autores da área (e sua relevância) e as principais revistas científicas que publicaram estudos sobre o assunto. Foram identificados 14 artigos publicados na base Web of Science desde 2015 e 34 artigos publicados na Scopus desde 2012. O artigo “Is it all a game? Understanding the principles of gamification”, dos autores Robson, Plangger, Kietzmann, McCarthy e Pitt (2015), possui a maior quantidade de citações em ambas as bases de dados. Além disso, os resultados permitem afirmar que a gamificação proporcionou um impacto limitado na realidade das pesquisas acadêmicas, mas possibilitou analisar o tema em questão e seus construtos, gerando mais informações e contribuindo para a área.

 

DOI: 10.18226/23190639.v7n2.08

 

 

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.

E-mail: dhmiri@ucs.br

 

Paula Patricia Ganzer, Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (CNEC). Brasil.

E-mail: ganzer.paula@gmail.com

 

Juliana Matte*, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.

E-mail: ju.cxs1@gmail.com

 

Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo (UPF). Brasil.

E-mail: cassichais@gmail.com

 

Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Brasil.

E-mail: pelayo.olea@gmail.com

 

 

Submetido: Março 2019

Aceito: Maio 2019

*Contato para Correspondência

Biografia do Autor

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos. Atuou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços. Atualmente é bolsista PROSUC/CAPES no curso de Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, na linha de Inovação e Competitividade 

Paula Patricia Ganzer, Faculdade CNEC - Farroupilha (coordenadora) e Universidade de Caxias do Sul (aluna Pós-Doutorado em Administração).

Cursando Pós-Doutorado em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul. Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha. Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha.

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES. Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI. Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra. Atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Atua como avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS. 

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Miri, D. H., Ganzer, P. P., Matte, J., Chais, C., & Olea, P. M. (2019). GAMIFICAÇÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS ENTRE 2008 E 2018 | GAMIFICATION: A BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF SCIENTIFIC ARTICLES PUBLISHED BETWEEN 2008 AND 2018. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 7(2), 165–180. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/7172

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.