A COCRIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CASO NATURA | CO-CREATION IN CONSUMERS’ PERSPECTIVE: AN EXPLORATORY STUDY OF THE NATURA CASE
Palavras-chave:
cocriação, inovação de produto, naturaResumo
Este artigo, de natureza exploratória, tem como intuito discutir a cocriação como estratégia de inovação de produto. Sabe-se que o papel do marketing está em entregar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. Assim, a cocriação, como prática que permite a participação e a influência dos consumidores na inovação de produto, se configura como uma maneira de desempenhar essa função de marketing de forma mais assertiva. O objetivo deste artigo é verificar as percepções de consumidores sobre o processo de cocriação. Para isso, após identificar os principais aportes teóricos da temática, buscou-se entrevistar sujeitos que já participaram de processos cocriativos – especificamente do projeto Cocriando Natura. Por meio da análise do conteúdo dessas entrevistas, identificaram-se as motivações dos consumidores para participar do projeto e a forma como eles percebem os rumos do mesmo, a adequação do formato, os benefícios e a aplicação das ideias por parte da empresa. Os principais resultados encontrados indicam que o projeto conta com a participação de cocriadores fidelizados – isto é, que têm um envolvimento recorrente nas jornadas de cocriação – e que os benefícios percebidos pelos consumidores são mais em termos de relacionamento do que com relação à inovação de produto.
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DOI: 10.18226/23190639.v6n3.04
Ana Carolina Lopes de Almeida*, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.
E-mail: anacarolina.acla@gmail.com
Luiz Antonio Slongo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.
E-mail: luiz.slongo@ufrgs.br
Submetido: Outubro 2017
Aceito: Julho 2018
*Contato para Correspondência
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