Inteligência Artificial nas empresas: estudo de caso do chatbot Lz

Autores

  • Anita Martins
  • Pedro Abreu Paiva

Palavras-chave:

Artificial Intelligence

Resumo

 

A linha do tempo da Inteligência Artificial [IA] tem seu início em 1950 e, desde então, os avanços dessa tecnologia e do entendimento sobre seu impacto na sociedade são notáveis. Ao considerar suas aplicações, o chatbot, definido como um programa de computador que interage com pessoas usando linguagem natural, é uma das grandes tendências atuais. Diante desta constatação, o estudo objetivou acompanhar e analisar os desafios da implementação do chatbot Lz e suas evoluções. Lz é, por sua vez, responsável por atender as solicitações de manutenção e suporte da área de Tecnologia da Informação (TI) dos colaboradores de uma empresa de grande porte do setor de serviços de aluguel de carros. A metodologia empregada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso único. Os dados foram obtidos a partir de  relatórios internos, além da aplicação da Lean Inception e da estruturação do Chatbot Design Canvas. Concluiu-se que é necessário a formação de equipes híbridas nesses tipos de implementações,  agregando conhecimento de diversas áreas da companhia, além de um maior aprofundamento nas necessidades dos usuários. Outro aspecto relevante é a sinergia entre pessoas e tecnologia, de forma que a IA potencializa as habilidades humanas, ao contrário de substituí-las.

Referências

Atwell, E.; Shawar, B. A. (2007). Chatbots: are they really useful? In: LDV Forum, 2007, Regensburg, Baviera, Alemanha. Anais... p. 29-49. Disponível em: <http://www.jlcl.org/2007_Heft1/LDV-Forum1.2007.pdf#page=37>. Acesso em: 22/agosto/2018.

Azrag, A.; Aziz, H.; Napp, N.; Bravo, C. R.; Sri, L. (2017). Building cognitive applications with IBM Watson Services: Volume 2 Conversation. IBM Redbooks, New York, NY, USA.

Bellman, R. E. (1978). An Introduction to Artificial Intelligence: Can Computers Think? Boyd & Fraser Publishing Company, San Francisco, CA, USA.

Caroli, P. (2015). Direto ao ponto: criando produtos de forma enxuta. Casa do Código, São Paulo, SP, Brasil.

Caroli, P. (2018a). Lean Inception: como alinhar pessoas e construir o produto certo. Editora Caroli, São Paulo, SP, Brasil.

Caroli, P. (2018b). O que é método Lean Inception. Disponível em: https://www.caroli.org/lean-inception/. Acesso em: 10/abril/2022.

Dale, R. (2016). Industry watch: the return of the chatbots. Natural Language Engineering 22 (5): 811-817.

Gabriel, R; Goel, R; Hedayatnia, B; Khatri, C; Mandal, A; Metanillou, A; Venkatesh, A. (2018). Contextual topic modeling for dialog systems. In: IEEE 2018 Spoken Language Technology, Athens, Greece. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1810.08135.pdf. Acesso em: 10/dezembro/2018.

Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. (2008). 6ed. Atlas S.A, São Paulo, SP, Brasil.

Janarthanam, S. Chatbot design canvas: What is a chatbot and how to build one. (2017). Disponível em: https://chatbotslife.com/chatbot-design-canvas-c3940685ca2c. Acesso em: 28/outubro/2018.

Jones, M. T. (2008). Artificial Intelligence: A Systems Approach. Infinity Science Press LLC, Hingham, MA, USA. Disponível em: https://repository.dinus.ac.id/docs/ajar/artificial%20intelligence%20a%20systems%20approach_file_2013-04-29_153250_m._arief_soeleman_m.kom__.pdf. Acesso em: 13/março/2022.

Kapp, K. M. (2012). The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. Pfeifer, São Francisco, CA, USA.

Ludermir, T. B. (2021). Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: Estado atual e tendências. Estudos Avançados, volume 35, número 101. Universidade de São Paulo (USP), 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/wXBdv8yHBV9xHz8qG5RCgZd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 13/março/2022.

Mattos, P. L. C. L. (2005). A entrevista não-estruturada como forma de conversação: razões e sugestões para sua análise. Revista de Administração Pública, 39(4): 823-847.

Mohri, M.; Rostamizadeh, A.; Talwalkar, A. (2012). Foundations of machine learning. Massachutsetts Institute of Technology Press, Cambridge, MA, USA.

Okuda, T; Shoda, S. (2018). AI-based chatbot service for financial industry. Fujitsu Scientific & Technical Journal, 54(2): 4-8.

Pinheiro, F. R. (2006). Fundamentos em gerenciamento de serviços em TI baseado no ITIL.

Rich, E.; Knight, K.; Nair, S. B. (2009). Artificial intelligence. 3ed. Tata McGraw-Hill Publishing Company Limited, New Delhi, DL, India.

Russell, S.J; Norvig, P. (2010). Artificial intelligence: A modern approach. 3ed. Pearson Education Inc, New Jerseyx, NJ, USA. Disponível em: https://zoo.cs.yale.edu/classes/cs470/materials/aima2010.pdf. Acesso em: 20/março/2022

Santos, L. C. B. (2006). Aprendizagem, Cognição e Inteligência Artificial. Universidade de Estadual de Campinas (UNICAMP), SP, Brasil.

Turing, A. M. (1950). Computing machinery and intelligence. Mind 49 (LIX): 433-460.

Ventura, M. M. (2007). O Estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, 20(5): 383-386.

Weizenbaum, J. (1996). Eliza - a computer program for the study of natural language communication between man and machine. Magazine Communications of the ACM: Volume 9. New York, NY, USA. Disponível em https://dl.acm.org/citation.cfm?id=365168. Acesso em: 13/dezembro/2018.

Yin, R.K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ed. Bookman, Porto Alegre, RS, Brasil.

Publicado

2025-02-05

Como Citar

Martins, A., & Abreu Paiva, P. (2025). Inteligência Artificial nas empresas: estudo de caso do chatbot Lz. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 12(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/13602