Inteligência Artificial nas empresas: estudo de caso do chatbot Lz
Palavras-chave:
Artificial IntelligenceResumo
A linha do tempo da Inteligência Artificial [IA] tem seu início em 1950 e, desde então, os avanços dessa tecnologia e do entendimento sobre seu impacto na sociedade são notáveis. Ao considerar suas aplicações, o chatbot, definido como um programa de computador que interage com pessoas usando linguagem natural, é uma das grandes tendências atuais. Diante desta constatação, o estudo objetivou acompanhar e analisar os desafios da implementação do chatbot Lz e suas evoluções. Lz é, por sua vez, responsável por atender as solicitações de manutenção e suporte da área de Tecnologia da Informação (TI) dos colaboradores de uma empresa de grande porte do setor de serviços de aluguel de carros. A metodologia empregada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso único. Os dados foram obtidos a partir de relatórios internos, além da aplicação da Lean Inception e da estruturação do Chatbot Design Canvas. Concluiu-se que é necessário a formação de equipes híbridas nesses tipos de implementações, agregando conhecimento de diversas áreas da companhia, além de um maior aprofundamento nas necessidades dos usuários. Outro aspecto relevante é a sinergia entre pessoas e tecnologia, de forma que a IA potencializa as habilidades humanas, ao contrário de substituí-las.
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