MAPEANDO A INOVAÇÃO DA SILVER ECONOMY ATRAVÉS DO PAINEL DAS AGETECHS BRASILEIRAS

Autores

  • BABY DE FATIMA BARBOSA PARISI
  • SUZANA LEITÃO RUSSO
  • JONAS PEDRO FABRIS

Palavras-chave:

silver economy

Resumo

Introdução: A silver economy reúne todas as operações de produção e consumo em torno da população com 50 anos ou mais. Com isso, múltiplas oportunidades de negócios surgem, entre elas, as AgeTechs. Essa nomenclatura é utilizada para startups especializadas em inovações orientadas para o público mais velho.

Objetivo: Buscando compreender como as AgeTechs brasileiras têm protegido sua propriedade intelectual, esta pesquisa teve como finalidade construir um mapa setorizado incluindo a análise descritiva sobre seus registros de marcas.

Método: Caracterizado como uma pesquisa qualitativa, exploratória  e  descritiva, o painel das AgeTechs brasileiras mostrou 35 empreendimentos categorizados em 8 áreas.

Resultados: Há maior incidência de negócios direcionados para tecnologias de monitoramento e healthcare; 57% têm a proteção de marca em vigor; 87% possuem a apresentação do tipo mista e 60% são de produtos e/ou serviços; os anos de 2019 e 2021 se destacaram com maiores ocorrências nos registros;

Contribuições: sob o contexto social, o painel das AgeTechs brasileiras promove a importância da proteção da marca para a geração de inovação. Em termos científicos, este trabalho apresenta importantes métricas que poderão ser utilizadas como referências ou comparadas com demais cenários analíticos em áreas multidisciplinares.

Referências

Abstartups (2021). Associação Brasileira de Startups. Mapeamento do Ecossistema Brasileiro. Recuperado de https://abstartups.com.br/brasil/.

Carrigan, M., & Szmigin, I. (1999). In pursuit of youth: what’s wrong with the older market?. Marketing Intelligence & Planning. Recuperado de https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/02634509910285637/full/html.

Cazacu, M., Mihai, M., & Ionescu, C. D. (2021). Silver population–the new ‘gold’for our society. Romania, 15, 837. Recuperado de https://stec.univ-ovidius.ro/html/anale/RO/2021/Section%203/7.pdf.

Choi, M. G. (2022). Use of serious games for the assessment of mild cognitive impairment in the elderly. Applied Computer Science, 18(2). Recuperado de https://yadda.icm.edu.pl/baztech/element/bwmeta1.element.baztech-d9ca8a3a-cb49-4d3a-9c46-b8dc3efa4fd1.

Clayton, D., & Astell, A. (2022, September). Social isolation and the role of AgeTech in a post-COVID world. In Healthcare Management Forum (Vol. 35, No. 5, pp. 291-295). Sage CA: Los Angeles, CA: SAGE Publications.Recuperado de https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/08404704221112023.

CNDL Brasil (2021). Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Terceira idade: estilo de vida, consumo e expectativas para o futuro. Brasília. Recuperado de https://materiais.cndl.org.br/pesquisa-terceira-idade-estilo-de-vida-consumo-e-expectativas-para-o-futuro.

Crowne, M. (2002, August). Why software product startups fail and what to do about it. Evolution of software product development in startup companies. In IEEE International Engineering Management Conference (Vol. 1, pp. 338-343). IEEE. Recuperado de https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/1038454.

Dzau, V. J & Frita, L (2022). Report Release Webinar: Global Roadmap for Healthy Longevity. Junho, 2022. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=GodDoo9lEGM. .

Elster, J (2022). Voice of the Consumer: Key Insights 2022. Euromonitor International. Recuperado de https://www.euromonitor.com/article/voice-of-the-consumer-key-insights-2022.

Elrod, J. K., & Fortenberry, J. L. (2018). Establishing Good Samaritan programs in healthcare institutions: a method for enhancing patient experiences and increasing loyalty. BMC health services research, 18(3), 9-16. Recuperado de https://bmchealthservres.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12913-018-3677-6.

Euromonitor (2020). Wellness Redefined: Ageing Well. England. Recuperado de https://www.euromonitor.com/wellness-redefined-ageing-well/report.

Eurostat (2022). Statistical requirements compendium. Population: demography, population projections, census, asylum & migration. Luxembourg: Publications Office of the European Union. Recuperado de https://ec.europa.eu/eurostat/documents/3859598/14649643/KS-GQ-22-009-EN-N.pdf/011d6791-9971-229b-da9c-e7013deeabf9.

Flikkema, M., De Man, A. P., & Castaldi, C. (2014). Are trademark counts a valid indicator of innovation? Results of an in-depth study of new benelux trademarks filed by SMEs. Industry and Innovation, 21(4), 310-331. Recuperado de https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13662716.2014.934547.

Halwani, L. (2021). Heritage luxury brands: insight into consumer motivations across different age groups. Qualitative market research: An international journal, 24(2), 161-179. Recuperado de https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/QMR-07-2019-0092/full/html.

IBGE (2018). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Projeção da População 2018: número de habitantes do país deve parar de crescer em 2047. Recuperado de https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21837-projecao-da-populacao-2018-numero-de-habitantes-do-pais-deve-parar-de-crescer-em-2047

INPI (2022). Classificação de produtos e serviços. Notas Explicativas: 11ª edição da Classificação de Nice, versão 2022. Publicado em 01/01/2022. Atualizado em 09/07/2022. Recuperado de: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas/classificacao-marcas. .

Katz, S. (2000). Busy bodies: Activity, aging, and the management of everyday life. Journal of aging studies, 14(2), 135-152. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0890406500800080.

Klippel, R. E. (1974). Marketing research and the aged consumer: the need for a new perspective. Journal of the Academy of Marketing Science, 2, 242-248. Recuperado de https://link.springer.com/article/10.1007/BF02729517.

Lan Fang, M. (2022, June). Future of AgeTech: Transdisciplinary Considerations for Equity, Intersectionality, Sustainability, and Social Justice. In Proceedings of the 15th International Conference on PErvasive Technologies Related to Assistive Environments (pp. 536-541). Recuperado de https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/3529190.3534757?casa_token=H5tXaPVK5R8AAAAA:8ncDXUexkGLEZKv5HoWbYUof1tO0N-Z4Gots33wtCqrv3AX2_bmuRN75syBEKq2TUTGc4kMOI6p98g.

Lara, S. B. & Sá, P. G. (2022). Glossário da Longevidade: um guia para o mercado, a mídia e profissionais em geral. Recuperado de https://cinzapoderoso.blog/2022/05/18/glossario-da-longevidade-um-guia-para-o-mercado-a-midia-e-profissionais-em-geral/.

Lee, Y. J., & Haley, E. (2020). How do generational differences drive response to social-issue ads?: The effect of value orientations across generations in the US. Journal of Advertising Research, 60(3), 271-289. Recuperado de https://www.journalofadvertisingresearch.com/content/60/3/271.short.

Masters, B., & Thiel, P. (2014). Zero to one: notes on start ups, or how to build the future. Random House.

McGuirk, H., Conway Lenihan, A., & Lenihan, N. (2022). Awareness and potential of the silver economy for enterprises: A European regional level study. Small Enterprise Research, 29(1), 6-19. Recuperado de https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13215906.2021.1919915.

McMunn, A., Breeze, E., Goodman, A., Nazroo, J., & Oldfield, Z. (2006). Social determinants of health in older age. Social determinants of health, 2, 267-296.

Mendonça, S., Pereira, T. S., & Godinho, M. M. (2004). Trademarks as an indicator of innovation and industrial change. Research policy, 33(9), 1385-1404. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0048733304001222.

Mota, N. R. Direito e empreendedorismo: aspectos legais importantes aplicáveis às startups. O papel do setor público na construção de ecossistemas de startups, 69. Recuperado de https://www.prodemge.gov.br/images/com_arismartbook/download/18/revista_fonte.pdf.

Moscato, E. M., & Ozanne, J. L. (2019). Rebellious eating: older women misbehaving through indulgence. Qualitative Market Research: An International Journal. Recuperado de

NIPI/Sebrae (2021). Panorama da Utilização do Sistema de Propriedade Industrial por Startups. Recuperado de https://www.gov.br/inpi/pt-br/uso-estrategico-da-pi/estudos-e-informacao-tecnologica/painel-tecnologico_startups_nipi_sebrae_14102021.pdf.

Pais-Magalhães, V., Moutinho, V., & Robaina, M. (2022). Is an ageing population impacting energy use in the European Union? Drivers, lifestyles, and consumption patterns of elderly households. Energy Research & Social Science, 85, 102443. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2214629621005302#preview-section-references.

Pichitkarnkar, T., & Kengpol, A. (2022). Decision support system for consumer behavior of Elderly Chinese tourists on healthy beverages. In E3S Web of Conferences (Vol. 355, p. 02012). EDP Sciences. Recuperado de https://www.e3s-conferences.org/articles/e3sconf/abs/2022/22/e3sconf_ri2c2022_02012/e3sconf_ri2c2022_02012.html.

PNAD (2022). Características gerais dos moradores 2020-2021 / IBGE, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. Recuperado de https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101957.

PIPE.SOCIAL. Mapa de Negócios da Longevidade (2018). s/l, 2018. Recuperado de https://pipelabo.com/mapas/mapa-de-negocios-da-longevidade-2018/.

Rubeis, G., Fang, M. L., & Sixsmith, A. (2022). Equity in agetech for ageing well in technology-driven places: the role of social determinants in designing AI-based assistive technologies. Science and Engineering Ethics, 28(6), 1-15. Recuperado de https://link.springer.com/article/10.1007/s11948-022-00397-y.

Scott, A. J. (2021). The longevity economy. The Lancet Healthy Longevity, 2(12), e828-e835. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666756821002506.

Schmoch, U., & Gauch, S. (2009). Service marks as indicators for innovation in knowledge-based services. Research Evaluation, 18(4), 323-335. Recuperado de https://academic.oup.com/rev/article-abstract/18/4/323/1533658?login=false.

Silverstein, M., & Parker, M. G. (2002). Leisure activities and quality of life among the oldest old in Sweden. Research on aging, 24(5), 528-547. Recuperado de https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0164027502245003.

Sixsmith, A., Sixsmith, J., Fang, M. L., & Horst, B. (2020). AgeTech, cognitive health, and dementia. Synthesis Lectures on Assistive, Rehabilitative, and Health-Preserving Technologies, 9(2), i-166. Recuperado de https://www.morganclaypool.com/doi/abs/10.2200/S01025ED1V01Y202006ARH014.

Stiglitz, J. E. (2014). Intellectual property rights, the pool of knowledge, and innovation (No. w20014). National Bureau of Economic Research. Recuperado de https://www.nber.org/papers/w20014.

Strulik, H. (2017). The health hump. Journal of Demographic Economics, 83(2), 245-258. Recuperado de https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-demographic-economics/article/abs/health-hump/DC774E6430262A6398D5D528565F4D8B.

Torres, N. N. D. J., & de Souza, C. R. (2015, May). Software startup ecosystems: Initial results in the state of para. In Proceedings of the annual conference on Brazilian Symposium on Information Systems: Information Systems: A Computer Socio-Technical Perspective-Volume 1 (pp. 83-86). Recuperado de https://dl.acm.org/doi/abs/10.5555/2814058.2814073.

UNDESA. (2017). World population ageing 2017. World Popul Ageing, 2017, 1-124. Recuperado de https://www.un.org/en/development/desa/population/theme/ageing/WPA2017.asp.

Watson, R., Hayter, M., Zanini, M., Aleo, G., Catania, G., Sasso, L., & Bagnasco, A. (2022). Does nursing have a contribution to make to the silver economy?. International Nursing Review. Recuperado de https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/inr.12789.

Weiblen, T., & Chesbrough, H. W. (2015). Engaging with startups to enhance corporate innovation. California management review, 57(2), 66-90. Recuperado de https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1525/cmr.2015.57.2.66.

World Health Organization. (2020). Health at a glance: Asia/Pacific 2020. OECD Publishing. https://www.oecd-ilibrary.org/sites/26b007cd-en/1/3/3/14/index.html?itemId=/content/publication/26b007cd-en&_csp_=9d6efe24f5294256e88ec3744093e084&itemIGO=oecd&itemContentType=book#figure-d1e12539.

Publicado

2025-02-05

Como Citar

DE FATIMA BARBOSA PARISI, B., LEITÃO RUSSO, S., & PEDRO FABRIS, J. (2025). MAPEANDO A INOVAÇÃO DA SILVER ECONOMY ATRAVÉS DO PAINEL DAS AGETECHS BRASILEIRAS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 11(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/13595

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.