AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS INDICADORES DE ATIVOS INTANGÍVEIS EM STARTUPS

Autores

  • Diuliane Thais Neu UFSM
  • Julio Cezar Mairesse Siluk UFSM
  • Paula Donaduzzi Rigo UFSM
  • Cláudia de Freitas Michelin UFSM

Palavras-chave:

Intangible assets,, startups, indicators, decision making

Resumo

Os ativos intangíveis são parte importante de uma empresa e, se mensurados, criam valor organizacional e vantagem competitiva. A mensuração dos ativos intangíveis pode ser vista como uma impulsionadora de resultados para as startups, visto que estas possuem alto nível de inovação e uso de tecnologia. A presente pesquisa teve como objetivo compreender qual o conhecimento dos gestores das startups quanto aos ativos intangíveis, seus indicadores e como os gestores das startups os gerenciam. Para isso, se realizou uma revisão bibliográfica para aprofundar o conhecimento acerca dos ativos intangíveis, dos métodos de mensuração de desempenho e das startups, além de uma revisão sistemática de literatura para identificar os principais indicadores de ativos intangíveis presentes na literatura. Então, foram entrevistados dez gestores de startups e dois coordenadores de ambientes de inovação de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Com a revisão sistemática de literatura, foram identificados nove principais indicadores de ativos intangíveis. A partir das entrevistas com gestores e coordenadores, verificou-se que os indicadores de ativos intangíveis são pouco conhecidos pelos gestores e tampouco utilizados e mensurados, o que pode ser influenciado pelo nível de maturidade das startups entrevistadas. O cenário encontrado pelo estudo apresenta oportunidades de melhoria no que diz respeito aos indicadores de ativos intangíveis e ferramentas de mensuração aplicados a startups.

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Publicado

2025-02-05

Como Citar

Thais Neu, D., Cezar Mairesse Siluk, J., Donaduzzi Rigo, P., & de Freitas Michelin, C. (2025). AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS INDICADORES DE ATIVOS INTANGÍVEIS EM STARTUPS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 12(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/13593

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