VANTAGEM COMPETITIVA EM JOGOS ELETRÔNICOS DO GÊNERO MMORPG (MASSIVELY MULTIPLAYER ONLINE ROLE-PLAYING GAMES)
UM ESTUDO DE CASO EM FINAL FANTASY XIV – A REALM REBORN
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v12n1.07Palavras-chave:
Estudo de Caso: Motivações para Jogar MMORPGs, Final Fantasy XIV, Vantagem Competitiva, Fatores Críticos de SucessoResumo
Objetivo: Identificar quais são os principais fatores que levaram um jogo eletrônico ao sucesso, visando o entendimento das principais motivações dos consumidores desse tipo de produto.
Design/Método/Abordagem: Para alcançar o objetivo proposto foi desenvolvido um estudo de caso exploratório do jogo eletrônico Final Fantasy XIV – A Realm Reborn, que detêm diversos prêmios e ainda é uma das maiores referências dentro do campo dos MMORPGs. Partiu-se de uma revisão da literatura com o intuito de identificar quais são os principais fatores que motivam esses consumidores a jogarem e continuarem em um determinado jogo. Esses estudos foram utilizados como base para a geração de um guia de entrevista qualitativo, dividido nos cinco campos da competição de José Celso Contador (1995).
Originalidade/Relevância: Esse autor apresenta cinco campos onde uma empresa pode competir: preço, produto, prazo, serviço e imagem, cada campo apresenta os principais fatores críticos de sucesso a serem explorados para seu alcance.
Principais Resultados/Descobertas: Posteriormente, esse instrumento foi enviado a influenciadores digitais e jogadores, no Brasil e no exterior, para obter suas opiniões e inferir quais dos fatores, apresentados poderiam gerar uma vantagem competitiva. A partir dos resultados encontrados foi possível verificar que os principais campos da competição onde o FFXIV se diferenciou foi: preço, produto e serviço. Os elementos “história”, “respondem ao feedback da comunidade”, “pay-to-play”, “micro transações justas”, “balanceamento interno” e “acessível a todos computadores” foram os principais fatores críticos de sucesso identificados.
Implicações Teóricas e Metodológicas: Partiu-se de uma revisão da literatura e da aplicação de entrevistas qualitativas estruturadas nos campos de competição, permitindo analisar fatores críticos de sucesso em jogos eletrônicos a partir de diferentes abordagens.
Contribuições para a Sociedade e Organizações: Os resultados auxiliam empresas e interessados no setor de jogos eletrônicos a compreender melhor quais áreas competitivas e fatores críticos são valorizados pelos jogadores e influenciadores digitais no mercado nacional e internacional.
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