VANTAGEM COMPETITIVA EM JOGOS ELETRÔNICOS DO GÊNERO MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Games)

UM ESTUDO DE CASO EM FINAL FANTASY XIV – A REALM REBORN

Authors

  • Lucas Borella UCS
  • Margareth Borella UCS
  • Rafael de Lucena Perini UCS
  • Leandro Luis Corso UCS

Keywords:

Case Study: Motivations to Play MMORPGs; Final Fantasy XIV; Competitive Advantage; Critical Success Factors.

Abstract

O objetivo do trabalho é identificar quais são os principais fatores que levam um jogo eletrônico ao sucesso, visando o entendimento das principais motivações dos consumidores desse tipo de produto. Para alcançar o objetivo proposto é desenvolvido um estudo de caso exploratório do jogo eletrônico Final Fantasy XIV – A Realm Reborn, que detêm diversos prêmios e é uma das maiores referências dentro do campo dos MMORPGs. Partiu-se de uma revisão da literatura com o intuito de identificar quais são os principais fatores que motivam esses consumidores a jogarem e continuarem em um determinado jogo. Esses estudos foram utilizados como base para a geração de um guia de entrevista qualitativo, dividido nos cinco campos da competição de José Celso Contador (1995). Esse autor apresenta cinco campos onde uma empresa poder competir: preço, produto, prazo, serviço e imagem, cada campo apresenta os principais fatores críticos de sucesso a serem explorados para seu alcance. Posteriormente, esse instrumento foi enviado a influenciadores digitais e jogadores, no Brasil e no exterior, para obter suas opiniões e inferir quais dos fatores, apresentados podem gerar uma vantagem competitiva. A partir dos resultados encontrados foi possível verificar que os principais campos da competição onde o FFXIV se diferencia são: preço, produto e serviço. “História”, “respondem ao feedback da comunidade”, “pay-to-play”, “micro transações justas”, “balanceamento interno” e “acessível a todos computadores” foram os principais fatores críticos de sucesso identificados.

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Published

2025-02-05

How to Cite

Borella, L., Borella, M., de Lucena Perini, R., & Luis Corso, L. (2025). VANTAGEM COMPETITIVA EM JOGOS ELETRÔNICOS DO GÊNERO MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Games): UM ESTUDO DE CASO EM FINAL FANTASY XIV – A REALM REBORN. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 12(1). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/13592

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