Turismo de Aventura de Natureza: Mapeando o Valor Experiencial do Consumo em Trilha e Rapel
Palavras-chave:
Nature adventure tourism. Experience and consumption. Experiential value.Resumo
Este estudo investiga o valor experiencial do consumo no turismo de aventura de natureza, focando nas modalidades de trilha e rapel, utilizando um método pragmático denominado Mapa de Valor Experiencial (MVE). O objetivo é compreender a importância desse consumo na região do agreste de Pernambuco, especificamente em Gravatá-PE Brasil, conhecida por suas práticas de turismo de aventura. A questão central é: Como mapear o valor experiencial das atividades de trilha e rapel promovidas pelo turismo de aventura de natureza? O estudo oferece um retrato das experiências dos consumidores dessas modalidades, utilizando o MVE para mapear, compreender as cenas vivenciadas, as preferências e as relações experienciais, identificando o valor experiencial nas interações de consumo. A abordagem é qualitativa exploratória de campo, com observação participante, e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e protocolos observacionais aplicados a um grupo de 25 adeptos. Os principais valores experienciais identificados foram: conexão com a natureza, mudança de estilo de vida e autocuidado. O estudo destaca a importância de compreender a experiência do consumidor no turismo de aventura e natureza e seus resultados positivos no marketing. O uso do MVE é validado como um método eficaz para esta investigação.
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