Turismo de Aventura de Natureza: Mapeando o Valor Experiencial do Consumo em Trilha e Rapel

Autores

Palavras-chave:

Nature adventure tourism. Experience and consumption. Experiential value.

Resumo

Este estudo investiga o valor experiencial do consumo no turismo de aventura de natureza, focando nas modalidades de trilha e rapel, utilizando um método pragmático denominado Mapa de Valor Experiencial (MVE). O objetivo é compreender a importância desse consumo na região do agreste de Pernambuco, especificamente em Gravatá-PE Brasil, conhecida por suas práticas de turismo de aventura. A questão central é: Como mapear o valor experiencial das atividades de trilha e rapel promovidas pelo turismo de aventura de natureza? O estudo oferece um retrato das experiências dos consumidores dessas modalidades, utilizando o MVE para mapear, compreender as cenas vivenciadas, as preferências e as relações experienciais, identificando o valor experiencial nas interações de consumo. A abordagem é qualitativa exploratória de campo, com observação participante, e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e protocolos observacionais aplicados a um grupo de 25 adeptos. Os principais valores experienciais identificados foram: conexão com a natureza, mudança de estilo de vida e autocuidado. O estudo destaca a importância de compreender a experiência do consumidor no turismo de aventura e natureza e seus resultados positivos no marketing. O uso do MVE é validado como um método eficaz para esta investigação.

Biografia do Autor

Ataíde, Luana, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Estudante de especialização em Tomada de Decisão baseado em Evidências na UFRPE, Especialista em Finanças Corporativas pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Administração Universidade Católica de Pernambuco e Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Nova Roma. Atualmente é Oficial da FAB.Tem mais de 15 anos de experiência em empresas privadas na área de gestão administrativa e 4 anos em órgão público, com ênfase em Gestão e Inovação. Pesquisadora na linha de Governança, Sustentabilidade, Tecnologia, Inovação e Gestão Pública.

Damascena, Universidade Federal de Pernambuco

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Doutor em Administração (Propad/UFPE-2017). Mestre em Administração (Propad/UFPE-2013). Bacharel em Administração (Univasf-2009). Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC). Membro do grupo de pesquisa Marketing e Cultura de Consumo. Atuou como Administrador, na Diretoria de Planejamento-Diplan (2012-2013), no Instituto Federal do Sertão de Pernambuco - IF-Sertão. Atuou como Professor Substituto (Univasf-2010). Revisor de periódicos nacionais como Organização & Sociedade, Gestão.Org e Journal of Perspectives in Management-JPM. Possui artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Áreas de interesse: comportamento do consumidor, atmosfera de varejo, pesquisa transformativa do consumidor, inovação. 

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

de Brito Alves, A. E., Cavalcanti de Melo Ataíde, L., & Oliveira Damascena, E. (2025). Turismo de Aventura de Natureza: Mapeando o Valor Experiencial do Consumo em Trilha e Rapel. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 12(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/13534

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