TURISMO DE AVENTURA DE NATUREZA: MAPEANDO O VALOR EXPERIENCIAL DO CONSUMO EM TRILHA E RAPEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v12n2.02

Palavras-chave:

Turismo de aventura de natureza, Experiência e consumo, Valor experiencial

Resumo

Objetivo: Compreender o valor experiencial do consumo nas atividades de trilha e rapel no turismo de aventura de natureza, com foco em Gravatá-PE, Brasil, utilizando o Mapa de Valor Experiencial (MVE).

Design/Método/Abordagem: Pesquisa qualitativa com delineamento de estudo de caso, utilizando observação participante e entrevistas semiestruturadas aplicadas a 25 praticantes de trilha e rapel. O MVE foi empregado para mapear o valor das experiências vivenciadas.

Originalidade/relevância: O estudo inova ao aplicar o MVE como um método qualitativo no campo do Marketing, oferecendo uma nova perspectiva metodológica para investigar experiências de consumo. Contribui para suprir lacunas na literatura sobre valor experiencial em atividades turísticas na natureza, especialmente no contexto brasileiro.

Principais resultados/descobertas: Foram identificados seis valores experienciais, com destaque para três principais: (1) conexão com a natureza, (2) cuidar da saúde física e mental e (3) mudança de estilo de vida. Esses valores revelam o caráter transformador das experiências no turismo de aventura e sua influência no comportamento do consumidor.

Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo valida o MVE como método eficaz na investigação de experiências de consumo e reforça o papel de abordagens qualitativas na compreensão do valor simbólico e subjetivo das práticas turísticas, enfatizando a importância no ambiente de natureza para o consumo e para o turismo.

Contribuições sociais/gerenciais: Os resultados oferecem subsídios para gestores e profissionais de marketing no desenvolvimento de estratégias que valorizem as experiências significativas, promovendo o turismo sustentável e o bem-estar dos participantes.

Biografia do Autor

Ana Elisabeth de Brito Alves, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Gestão, Inovação e Consumo pela Universidade Federal de Pernambuco - PPGIC- UFPE - Campos do Agreste - CAA. Bacharel em Administração e Pedagogia. Cursando o Bacharelado em Ciências do Consumo (UFRPE). Especialização em Planejamento Estratégico - FCAP-UPE. Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica - UNISSINOS. Especialista em Gestão de Projetos - PUC Minas. Professora Efetiva do Governo do Estado de Pernambuco (Ensino profissional na área de gestão e negócios). Avaliadora e Parecerista de Revistas científicas como: Revista Internext (ESPM) Qualis Capes A3. Revista Brasileira de Gestão e Inovação e-ISSN 2319-0639 , da Universidade de Caxias do Sul, UCS-RS, com Qualis Capes A4; Revista: Administração Pública e da Gestão Social (APGS), ISSN: 2175-5787, Qualis Capes A3. Membro da Comissão de Avaliadores e Pareceristas de Congressos e Eventos Científicos Acadêmicos como: Congresso Internacional de Administração (ADMPG-UEPG); CASI (Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (UFF); Fórum Internacional ECOINOVAR (FURG); Jornada Científica de Administração (JCA-UFPE); SECAP (Semana Científica do Agreste (UPE); Assessora de Sessão Online do SEMEAD-Seminários de Administração da Universidade de São Paulo - USP. Pesquisadora em formação e membro dos grupos de pesquisa MID-UFPE e GPCIMA - UFPB. Desenhista nas horas vagas.

Luana Cavalcanti de Melo Ataíde, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Estudante de especialização em Tomada de Decisão baseado em Evidências na UFRPE, Especialista em Finanças Corporativas pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Administração Universidade Católica de Pernambuco e Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Nova Roma. Atualmente é Oficial da FAB.Tem mais de 15 anos de experiência em empresas privadas na área de gestão administrativa e 4 anos em órgão público, com ênfase em Gestão e Inovação. Pesquisadora na linha de Governança, Sustentabilidade, Tecnologia, Inovação e Gestão Pública.

Elielson Oliveira Damascena, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Doutor em Administração (Propad/UFPE-2017). Mestre em Administração (Propad/UFPE-2013). Bacharel em Administração (Univasf-2009). Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC). Membro do grupo de pesquisa Marketing e Cultura de Consumo. Atuou como Administrador, na Diretoria de Planejamento-Diplan (2012-2013), no Instituto Federal do Sertão de Pernambuco - IF-Sertão. Atuou como Professor Substituto (Univasf-2010). Revisor de periódicos nacionais como Organização & Sociedade, Gestão.Org e Journal of Perspectives in Management-JPM. Possui artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Áreas de interesse: comportamento do consumidor, atmosfera de varejo, pesquisa transformativa do consumidor, inovação. 

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

de Brito Alves, A. E., Cavalcanti de Melo Ataíde, L., & Oliveira Damascena, E. (2025). TURISMO DE AVENTURA DE NATUREZA: MAPEANDO O VALOR EXPERIENCIAL DO CONSUMO EM TRILHA E RAPEL. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 12(2). https://doi.org/10.18226/23190639.v12n2.02

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