Adventure and Nature Tourism: Mapping the Experiential Value of Consumption in Trails and Rappelling
Keywords:
Nature adventure tourism. Experience and consumption. Experiential value.Abstract
Este estudo investiga o valor experiencial do consumo no turismo de aventura e natureza, com foco nas atividades de trilha e rapel, utilizando um método novo e pragmático chamado Mapeamento de Valor Experiencial (MVE). O objetivo é entender a importância desse consumo na região selvagem de Pernambuco, especificamente em Gravatá-PE Brasil, conhecida por suas práticas de turismo de aventura. A questão central é: Como mapear o valor experiencial das atividades de trilha e rapel promovidas pelo turismo de aventura na natureza? O estudo oferece um recorte das experiências dos consumidores dessas atividades, utilizando o MVE para mapear, entender as cenas vivenciadas, preferências e relações experienciais, identificando o valor experiencial nessas interações de consumo. A abordagem é qualitativa e exploratória, com observação participante, e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e protocolos observacionais aplicados a um grupo de 25 participantes. Os principais valores experienciais identificados foram: conexão com a natureza, mudança de estilo de vida e autocuidado. O estudo destaca a importância de entender a experiência do consumidor no turismo de aventura e natureza e seus impactos positivos no marketing. O uso do MVE é validado como um método eficaz para esta investigação.
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