Saberes e posições que configuram à docência: formação dos professores no ensino remoto

Contenuto principale dell'articolo

Ilsa Goulart
Josiele Vita da Silva Tavares

Abstract

Durante o contexto pandêmico, com a implementação do ensino remoto emergencial houve rompimentos de paradigmas em relação ao uso das tecnologias digitais, de modo a evidenciar que a formação de professores corresponde a um processo constituído de saberes, de conhecimentos e habilidades que permeia a prática docente. Diante disso, esse artigo tem como objetivo refletir sobre a percepção dos professores sobre o aprendizado docente para uso das tecnologias digitais, considerando as práticas pedagógicas. Para isso, assume-se como proposta metodológica uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas, com professoras do ensino fundamental anos iniciais. Abarcar-se os saberes docentes de Tardif (2014), em articulação ao conceito de posições da formação profissional de Nóvoa (2017). Os resultados indicam que as tecnologias digitais oportunizaram tanto no ensino remoto a continuação de práticas de ensino, demonstrando ações de um saber-fazer construído na prática.

Dettagli dell'articolo

Come citare
Goulart, I., & Tavares, J. V. da S. (2024). Saberes e posições que configuram à docência: formação dos professores no ensino remoto . CONJECTURA: Filosofia E educação, 29, e024008. Recuperato da https://sou.ucs.br/revistas/index.php/conjectura/article/view/702
Sezione
Artigos
Biografie autore

Ilsa Goulart, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2013).  Professora do Departamento e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras.

Josiele Vita da Silva Tavares, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Educação pelo PPGE-UFLA. Pesquisadora do Nelle.

Riferimenti bibliografici

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3o reimpressão. São Paulo: Edição 70, 2016.

BEZERRA, Ricardo José Lima. A prática educativa a partir dos seus saberes: Refletindo sobre os saberes curriculares e saberes experienciais docentes a partir de Tardif, seus colaboradores e seus comentadores. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica. Recife, v. 3, n. 1, p. 103-120, 2012. CApUFPE. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/download/231677/28810. Acesso em 23 de ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parecer CNE/CP no 5/2020. Disponível: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso 10 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Resolução SEE no 4310/2020. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/ documentos/Resolucao%20SEE_N__4310.pdf. Acesso 06 set. 2022.

CARDOSO, Jane Alves. Pandemia e o Regime Especial De Aulas Não Presenciais: analisando o modelo da Secretaria De Educação Do Estado De Goiás – Seduc. Revista Aproximação, v. 02. n. 05. Out/Nov/Dez 2020, Issn: 2675-228x, Guarapuava/PR. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/viewFile/6717/4633. Acesso em: 24 nov. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FURTADO, Arthur. V. F.; MONTEIRO, Dirce. C. Ensino híbrido como ferramenta de incentivo à leitura dos clássicos da literatura no ensino médio: Blended learning as a tool to encourage reading classics in high school. Estudos Linguísticos: São Paulo: 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3191. Aceso em 24 nov. 2022.

GATTI, Bernardete Angelina. A trajetória das políticas em formação de professores e professoras. In: GATTI Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de, et al (orgs.). Professores do Brasil: novos cenários de formação Brasília: UNESCO, 2019.

GOULART, I. C. V. Linguagem, dialogicidade e docência: o processo de formação em atos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 49, p. 705-726, jul./set. 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416x2016000300705&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 17 mar 2023.

HOFFMANN, Adriane Ester. Construção de leitores literários e ensino híbrido: uma relação possível? Revista Língua & Literatura, v. 22, n. 40, p. 3-30, jul./dez. 2020. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3811. Acesso em 18 nov. 2022.

NETO, Viana Patricio Barbosa; COSTA, Maria da Conceição. Saberes docentes: entre concepções e categorizações. Tópicos Educacionais, Recife, n.2, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/viewFile/110269/22199. Acesso em: 28 set. 2022.

NÓVOA, Antônio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. TEMA EM DESTAQUE - Didática e formação de professores. Caderno Pesquisa, v.47, n.166. Out./ Dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/19805314484. Acesso em: 21 set. 2021.

NÓVOA, Antônio. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em:https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt

SANTOS, Daniel dos; OLIVEIRA SANTOS, Drisana De Morais. Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação. Linha D’Água: São Paulo, v.35, n.01, p.157-179, jan. abr. 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180/180644. Acesso em: 18 set. 2022.

SILVA, J.; GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R. Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente. RIAEE - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 407-423, abr./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14238 Acesso em: 17 mar 2023.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.