Saberes e posições que configuram à docência: formação dos professores no ensino remoto

Main Article Content

Ilsa Goulart
Josiele Vita da Silva Tavares

Abstract

The use of digital technologies underwent paradigm shifts with the implementation of emergency remote education during the pandemic, demonstrating that teacher training is a process consisting of knowledge and skills that permeate teaching. Therefore, this article aims to reflect on teachers’ perception of teaching-learning concerning the use of digital technologies, considering the pedagogical practices. Thus, exploratory research with a qualitative approach is assumed as a methodological proposal based on semi-structured interviews with elementary school teachers in the early years. We covered the teaching knowledge of Tardif (2014), in articulation with the concept of professional training positions of Nóvoa (2017). The results indicate that digital technologies created opportunities in remote education and the continuation of teaching practices, demonstrating know-how actions built in practice.

Article Details

How to Cite
Goulart, I., & Tavares, J. V. da S. (2024). Saberes e posições que configuram à docência: formação dos professores no ensino remoto . CONJECTURA: Filosofia E educação, 29, e024008. Retrieved from https://sou.ucs.br/revistas/index.php/conjectura/article/view/702
Section
Artigos
Author Biographies

Ilsa Goulart, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2013).  Professora do Departamento e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras.

Josiele Vita da Silva Tavares, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Educação pelo PPGE-UFLA. Pesquisadora do Nelle.

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3o reimpressão. São Paulo: Edição 70, 2016.

BEZERRA, Ricardo José Lima. A prática educativa a partir dos seus saberes: Refletindo sobre os saberes curriculares e saberes experienciais docentes a partir de Tardif, seus colaboradores e seus comentadores. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica. Recife, v. 3, n. 1, p. 103-120, 2012. CApUFPE. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/download/231677/28810. Acesso em 23 de ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parecer CNE/CP no 5/2020. Disponível: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso 10 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Resolução SEE no 4310/2020. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/ documentos/Resolucao%20SEE_N__4310.pdf. Acesso 06 set. 2022.

CARDOSO, Jane Alves. Pandemia e o Regime Especial De Aulas Não Presenciais: analisando o modelo da Secretaria De Educação Do Estado De Goiás – Seduc. Revista Aproximação, v. 02. n. 05. Out/Nov/Dez 2020, Issn: 2675-228x, Guarapuava/PR. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/viewFile/6717/4633. Acesso em: 24 nov. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FURTADO, Arthur. V. F.; MONTEIRO, Dirce. C. Ensino híbrido como ferramenta de incentivo à leitura dos clássicos da literatura no ensino médio: Blended learning as a tool to encourage reading classics in high school. Estudos Linguísticos: São Paulo: 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3191. Aceso em 24 nov. 2022.

GATTI, Bernardete Angelina. A trajetória das políticas em formação de professores e professoras. In: GATTI Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de, et al (orgs.). Professores do Brasil: novos cenários de formação Brasília: UNESCO, 2019.

GOULART, I. C. V. Linguagem, dialogicidade e docência: o processo de formação em atos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 49, p. 705-726, jul./set. 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416x2016000300705&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 17 mar 2023.

HOFFMANN, Adriane Ester. Construção de leitores literários e ensino híbrido: uma relação possível? Revista Língua & Literatura, v. 22, n. 40, p. 3-30, jul./dez. 2020. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3811. Acesso em 18 nov. 2022.

NETO, Viana Patricio Barbosa; COSTA, Maria da Conceição. Saberes docentes: entre concepções e categorizações. Tópicos Educacionais, Recife, n.2, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/viewFile/110269/22199. Acesso em: 28 set. 2022.

NÓVOA, Antônio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. TEMA EM DESTAQUE - Didática e formação de professores. Caderno Pesquisa, v.47, n.166. Out./ Dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/19805314484. Acesso em: 21 set. 2021.

NÓVOA, Antônio. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em:https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt

SANTOS, Daniel dos; OLIVEIRA SANTOS, Drisana De Morais. Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação. Linha D’Água: São Paulo, v.35, n.01, p.157-179, jan. abr. 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180/180644. Acesso em: 18 set. 2022.

SILVA, J.; GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R. Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente. RIAEE - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 407-423, abr./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14238 Acesso em: 17 mar 2023.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.