Saberes e posições que configuram à docência: formação dos professores no ensino remoto
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Resumo
Durante o contexto pandêmico, com a implementação do ensino remoto emergencial houve rompimentos de paradigmas em relação ao uso das tecnologias digitais, de modo a evidenciar que a formação de professores corresponde a um processo constituído de saberes, de conhecimentos e habilidades que permeia a prática docente. Diante disso, esse artigo tem como objetivo refletir sobre a percepção dos professores sobre o aprendizado docente para uso das tecnologias digitais, considerando as práticas pedagógicas. Para isso, assume-se como proposta metodológica uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas, com professoras do ensino fundamental anos iniciais. Abarcar-se os saberes docentes de Tardif (2014), em articulação ao conceito de posições da formação profissional de Nóvoa (2017). Os resultados indicam que as tecnologias digitais oportunizaram tanto no ensino remoto a continuação de práticas de ensino, demonstrando ações de um saber-fazer construído na prática.
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