GESTÃO DA INOVAÇÃO e TRANSFORMAÇÃO CULTURAL: CASO DE AÇÕES INDUTIVAS EM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v9n3.03Palavras-chave:
Gestão da Inovação, Gestão 3.0, Transformação Cultural, FiesResumo
As inovações nas organizações têm demanda crescente a cada ano, o que suscita gestão e estimulo ao processo para sua geração de forma sistemática e engajada. A inovação surge, neste contexto, como uma função organizacional nas empresas, o que exige gestão das práticas com ambidestralidade. Sob essa perspectiva, o objetivo desse artigo é discutir a percepção dos funcionários de uma Fundação de Apoio a Instituição de Ensino Superior (FIES), no que diz respeito a iniciativas de indução à inovação por meio de um programa institucional de transformação cultural. Optou-se por abordagem qualitativa descritiva e estratégia estudo de caso único, integrado. Buscou-se triangular e validar dados coletados de fontes variadas, relacionados à percepção dos funcionários (internos); dos agentes de aceleração da inovação (externos); de resultados dos funcionários na gamificação do programa institucional; e de documentos internos na Intranet. Foi possível identificar aspectos ligados ao engajamento e desenvolvimento dos participantes; a dificuldade de compatibilização da rotina de trabalho com as iniciativas de inovação; variações relacionadas ao envolvimento dos colaboradores e ao apoio das lideranças; percepções da importância do programa para desenvolvimento pessoal e profissional; e evidências de transformação da cultura na direção de mais inovações. Os resultados trazem contribuições para se ampliar a discussão sobre a função inovação, Gestão 3.0, o papel das lideranças, práticas de transformação para uma cultura de inovação e seus desafios. Sugerem-se mais pesquisas em organizações com mesma natureza.
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