Encorajando a aprendizagem através da pesquisa

Authors

  • Graziele Dall'Acua Universidade de Caxias do Sul
  • Isolda Gianni de Lima
  • Luana Fabian Menegon

Abstract

O presente artigo relata a experiência dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves com estratégias e métodos de ensino alicerçados na autonomia e na pesquisa, aplicados em aulas dos diferentes níveis, desde a Educação Infantil até os Anos Finais do Ensino Fundamental. Apoiadas nas teorias da educação, as atividades visaram estimular nos estudantes o desenvolvimento do pensamento crítico e de um comportamento proativo, que os levassem a uma aprendizagem ativa. Nesse movimento, a Escola tornou-se coexecutora do Projeto Encorajando Meninas nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e promovido pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, com o desafio de realizar um Clube de Ciências e Astronomia. Uma vez implementado, o Clube promoveu oficinas de Ciências, Matemática, Robótica e Tecnologia, viagens de estudo, bate papo com cientistas, além de um projeto que unia Ciência e Cinema. Guiado pelo objetivo primeiro de despertar nos estudantes o apreço pela pesquisa e pela exploração de diferentes saberes, o Clube de Ciências e Astronomia também promoveu a 1ª Mostra Científica da Escola, que, além de proporcionar alegria, interação e construção do conhecimento, estimulou o empreendedorismo e a interdisciplinaridade, gerando excelentes soluções aos problemas de pesquisa apontados pelos estudantes participantes. Os resultados obtidos após a inserção desse método na Escola foram satisfatórios e perceptíveis no comprometimento dos estudantes frente aos novos desafios propostos.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p49

Author Biography

Graziele Dall'Acua, Universidade de Caxias do Sul

Professor de Matemática

References

E. Bedin, J. C. Pino, “Del. Dicumba: uma proposta metodológica de ensino a partir da pesquisa em sala de aula”. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 21, 2019.

A. J. Severino; S. E. Santos, Ensinar e aprender com pesquisa no ensino médio. Cortez Editora, 2014.

J. Amado, “Ensinar e aprender a investigar–reflexões a pretexto de um programa de iniciação à pesquisa qualitativa”. Revista portuguesa de pedagogia, p. 119-142, 2010.

R. Moraes, “O significado do aprender: linguagem e pesquisa na reconstrução de conhecimentos”. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 15, n. 1, 2010.

A. Ramos, Metodologia da pesquisa científica: como uma monografia pode abrir o horizonte do conhecimento, Atlas, 2009.

F. A. Hammes Carvalho et al, “Reaprender a aprender: a pesquisa como alternativa metacognitiva”. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCSRS, 2008.

J. M. Moran, “As múltiplas formas do aprender”. Entrevista publicada na Revista Atividades & Experiências do Grupo Positivo, p. 11-13, 2005.

J. M. Moran, “Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual”, Novas tecnologias e mediação pedagógica, Papirus, p. 11-65, 2003.

E. F. Barbosa, D. G. de Moura, "Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica". Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.

Brasil, Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 de outubro de 2019.

G. Fourez, L’enseignement des Sciences en Crise, Le Ligneur, 2000.

P. Freire, Pedagogia da Autonimia, Paz e Terra. São Paulo, 1996.

G. Fourez, A construção das ciências, Unesp, 1995.

G. Fourez, Alphabétisation Scientifique et Technique – Essai sur les finalités del’enseignement des sciences, DeBoeck-Wesmael, 1994.

N. N. S. Barcelos, G. B. Jacobucci, D. F. C. Jacobucci. “Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências “vida em sociedade” se concretiza”. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 215-233, 2010.

R. Mancuso, V. M. R. Lima, V. A. Bandeira, Clubes de Ciências: criação, funcionamento, dinamização, SE/CECIRS, 1996.

Downloads

Published

08/24/2020

How to Cite

Dall’Acua, G., Lima, I. G. de, & Menegon, L. F. (2020). Encorajando a aprendizagem através da pesquisa. Scientia Cum Industria, 8(3), 49–57. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8330

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha