Encorajando a aprendizagem através da pesquisa
Abstract
O presente artigo relata a experiência dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves com estratégias e métodos de ensino alicerçados na autonomia e na pesquisa, aplicados em aulas dos diferentes níveis, desde a Educação Infantil até os Anos Finais do Ensino Fundamental. Apoiadas nas teorias da educação, as atividades visaram estimular nos estudantes o desenvolvimento do pensamento crítico e de um comportamento proativo, que os levassem a uma aprendizagem ativa. Nesse movimento, a Escola tornou-se coexecutora do Projeto Encorajando Meninas nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e promovido pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, com o desafio de realizar um Clube de Ciências e Astronomia. Uma vez implementado, o Clube promoveu oficinas de Ciências, Matemática, Robótica e Tecnologia, viagens de estudo, bate papo com cientistas, além de um projeto que unia Ciência e Cinema. Guiado pelo objetivo primeiro de despertar nos estudantes o apreço pela pesquisa e pela exploração de diferentes saberes, o Clube de Ciências e Astronomia também promoveu a 1ª Mostra Científica da Escola, que, além de proporcionar alegria, interação e construção do conhecimento, estimulou o empreendedorismo e a interdisciplinaridade, gerando excelentes soluções aos problemas de pesquisa apontados pelos estudantes participantes. Os resultados obtidos após a inserção desse método na Escola foram satisfatórios e perceptíveis no comprometimento dos estudantes frente aos novos desafios propostos.
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