Formação de professores para além da universidade

Authors

  • Graziele Dall'Acua Universidade de Caxias do Sul
  • Mônica Scotti Universidade de Caxias do Sul

Abstract

O presente artigo tem a pretensão de promover reflexões acerca da formação de professores em tempos de reestruturação das relações pedagógicas, principalmente em um período pandêmico. A reflexão tem como ponto de partida as diretrizes apresentadas pela BNC-Formação Continuada e suas implicações na prática, que perpassam e promovem uma relação crítica e reflexiva à luz do Triângulo da Formação, proposto por António Nóvoa. A partir da análise das três dimensões fundamentais que integram e complementam a ação docente no âmbito da Educação Básica, relacionadas aos vértices universidade, professor e escola foi possível conjeturar em favor da formação de um professor pesquisador e consciente do seu papel na escola, objetivando tornar a escola cada vez mais centrada na aprendizagem e na formação de uma sociedade coparticipante dos processos educativos.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p8

Author Biography

Graziele Dall'Acua, Universidade de Caxias do Sul

É bacharel em física e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Florida Institute of Technology e na University of North Carolina, campus Chapel Hill. Atualmente, é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atua na área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, desenvolve atividades (oficinas, cursos, etc) em ambientes formais e não formais dedicadas ao ensino, em ações de divulgação e popularização da ciência e coordena o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul. Também tem experiência na área de astronomia, com ênfase em astrofísica estelar e observações astronômicas, em particular no estudo da estrutura e evolução de estrelas anãs brancas e estrelas variáveis.

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Published

2022-12-25

How to Cite

Dall’Acua, G., & Scotti, M. (2022). Formação de professores para além da universidade. Scientia Cum Industria, 10(1), 8–13. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11236

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha