Formação de professores para além da universidade

Authors

  • Graziele Dall'Acua Universidade de Caxias do Sul
  • Mônica Scotti Universidade de Caxias do Sul

Abstract

O presente artigo tem a pretensão de promover reflexões acerca da formação de professores em tempos de reestruturação das relações pedagógicas, principalmente em um período pandêmico. A reflexão tem como ponto de partida as diretrizes apresentadas pela BNC-Formação Continuada e suas implicações na prática, que perpassam e promovem uma relação crítica e reflexiva à luz do Triângulo da Formação, proposto por António Nóvoa. A partir da análise das três dimensões fundamentais que integram e complementam a ação docente no âmbito da Educação Básica, relacionadas aos vértices universidade, professor e escola foi possível conjeturar em favor da formação de um professor pesquisador e consciente do seu papel na escola, objetivando tornar a escola cada vez mais centrada na aprendizagem e na formação de uma sociedade coparticipante dos processos educativos.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p8

Author Biography

Graziele Dall'Acua, Universidade de Caxias do Sul

É bacharel em física e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Florida Institute of Technology e na University of North Carolina, campus Chapel Hill. Atualmente, é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atua na área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, desenvolve atividades (oficinas, cursos, etc) em ambientes formais e não formais dedicadas ao ensino, em ações de divulgação e popularização da ciência e coordena o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul. Também tem experiência na área de astronomia, com ênfase em astrofísica estelar e observações astronômicas, em particular no estudo da estrutura e evolução de estrelas anãs brancas e estrelas variáveis.

References

A. Nóvoa. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, v. 44, 2019.

J. P. Boufleuer and J. A. Schütz. Condição humana, mundo comum e educação. Educação, v. 43, n. 2, p. e35803, 1 set. 2020.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Pleno. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE / CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Diário Oficial da União. Recuperado de https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724

A. Nóvoa. Educação 2021: para uma história do futuro. Educação, Sociedade & Culturas, n. 41, p. 171-185, 2014.

P. Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

M. André (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.

H. Arendt. Entre o passado e o futuro. Editora Perspectiva SA, 2013.

Downloads

Published

12/25/2022

How to Cite

Dall’Acua, G., & Scotti, M. (2022). Formação de professores para além da universidade. Scientia Cum Industria, 10(1), 8–13. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11236

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha