Formação de professores para além da universidade
Abstract
O presente artigo tem a pretensão de promover reflexões acerca da formação de professores em tempos de reestruturação das relações pedagógicas, principalmente em um período pandêmico. A reflexão tem como ponto de partida as diretrizes apresentadas pela BNC-Formação Continuada e suas implicações na prática, que perpassam e promovem uma relação crítica e reflexiva à luz do Triângulo da Formação, proposto por António Nóvoa. A partir da análise das três dimensões fundamentais que integram e complementam a ação docente no âmbito da Educação Básica, relacionadas aos vértices universidade, professor e escola foi possível conjeturar em favor da formação de um professor pesquisador e consciente do seu papel na escola, objetivando tornar a escola cada vez mais centrada na aprendizagem e na formação de uma sociedade coparticipante dos processos educativos.
References
A. Nóvoa. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, v. 44, 2019.
J. P. Boufleuer and J. A. Schütz. Condição humana, mundo comum e educação. Educação, v. 43, n. 2, p. e35803, 1 set. 2020.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Pleno. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE / CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Diário Oficial da União. Recuperado de https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724
A. Nóvoa. Educação 2021: para uma história do futuro. Educação, Sociedade & Culturas, n. 41, p. 171-185, 2014.
P. Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
M. André (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.
H. Arendt. Entre o passado e o futuro. Editora Perspectiva SA, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).