Uma ação interdisciplinar para o Ensino Fundamental com o tema Covid-19

Authors

  • Diego Flores Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.
  • Rúbia Ness Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.
  • Vagner Zulianelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.

Abstract

O presente artigo apresenta uma proposta de ação educativa interdisciplinar voltada para o tema gerador da Covid-19 e envolvendo os componentes curriculares sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo desta proposta interdisciplinar é integrar os diversos saberes escolares para a melhoria do ensino e do processo de aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, diante da fragmentação do currículo escolar, esta proposta apresenta possibilidades de desenvolver atividades relacionadas aos objetos de estudo de cada disciplina, previstos na BNCC, visando contribuir para uma aprendizagem integral e compartilhada a partir de um sujeito ativo e consciente que privilegie a pesquisa e a seleção de informações conscientes mediados pelo professor. Estima-se para a realização desta proposta uma duração de duas semanas e com a produção, ao final da ação, de uma história em quadrinhos cujos personagens, criados pelos estudantes, vivem no período pandêmico de 2020 a 2021. A proposta apresenta um enorme potencial à promoção da aprendizagem dos estudantes, pois ela parte de um tema relevante que é estudado através do prisma de cada componente curricular a fim de promover uma construção sólida e integral do conhecimento.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v9iss3p20

Author Biography

Diego Flores, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.

É bacharel em física e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Florida Institute of Technology e na University of North Carolina, campus Chapel Hill. Atualmente, é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atua na área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, desenvolve atividades (oficinas, cursos, etc) em ambientes formais e não formais dedicadas ao ensino, em ações de divulgação e popularização da ciência e coordena o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul. Também tem experiência na área de astronomia, com ênfase em astrofísica estelar e observações astronômicas, em particular no estudo da estrutura e evolução de estrelas anãs brancas e estrelas variáveis.

References

V. Lavaqui and I. Batista. Interdisciplinaridade em Ensino de Ciências e de Matemática do Ensino. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 399-420, 2007.

M. Gadotti. Interdisciplinaridade: atitude e método. São Paulo. Disponível em: http://docplayer.com.br/12565052-Interdisciplinaridade-atitude-e-metodo.html. Acesso em: jun. 2021.

I. C. A. Fazenda (org.). Didática e interdisciplinaridade. 13ª. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2018.

H. S. Mousinho. A interdisciplinaridade ao alcance de todos. Revista Educação pública. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/12/a- interdisciplinaridade-ao-alcance-de-dos. Acesso em: jul. 2021.

J. S. Thiesen. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 545-598, set/dez 2008.

A. Zabala. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

F. W. Ferreira. Planejamento; sim e não. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

Agência Fiocruz de Notícias. Pesquisa aponta impactos da pandemia na rotina dos adolescentes. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/pesquisa-aponta-impactos-da-pandemia-na-rotina-dos-adolescentes. Acesso em: dez. 2021.

Vídeo “O sábio e a vaquinha”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nQ6gSLsU2HY. Acesso em: dez. 2021.

Downloads

Published

2021-12-20

How to Cite

Flores, D., Ness, R., & Zulianelo, V. (2021). Uma ação interdisciplinar para o Ensino Fundamental com o tema Covid-19. Scientia Cum Industria, 9(3), 20–26. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/10585

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha