A contribuição da comensalidade para a saúde emocional
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v17ip170309Palavras-chave:
Comensalidade, Saúde emocional, HospitalidadeResumo
A hospitalidade é um campo de estudo que analisa as relações interpessoais, e a comensalidade, enquanto dimensão que valoriza o ato de compartilhar alimentos, destaca-se como um fenômeno que evidencia dinâmicas sociais e sua relevância para o bem-estar emocional. O ato de comer em conjunto promove socialização, comunicação e fortalecimento de vínculos, contribuindo significativamente para a saúde mental dos comensais. Considerando a importância da partilha de alimentos, este artigo analisa como a prática da comensalidade pode influenciar positivamente a saúde emocional. Para investigar os benefícios emocionais associados à essa prática, os mecanismos que sustentam essa relação e seus efeitos no bem-estar, a pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão narrativa da literatura, sintetizando o conhecimento atual sobre o tema. A análise evidenciou como as refeições compartilhadas contribuem para a saúde emocional, articulando os achados às teorias existentes e ressaltando a multidimensionalidade e a complexidade dessa relação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



