Como o direito brasileiro encara o greenwashing?

Autores

  • Ana Carolina Ferreira de Melo Brito
  • Sylmara Lopes Francelino Gonçalves-Dias

Palavras-chave:

Comunicação ambiental, direito ambiental, greenwashing, meio ambiente, sustentabilidade

Resumo

O presente artigo busca entender como o greenwashing pode ser conhecido à luz do direito brasileiro. Mediante abordagem qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, buscaram-se conexões entre a comunicação ambiental empresarial e o direito, especialmente nas esferas de responsabilidade jurídica civil, penal e administrativa. Para tanto, foi realizado mapeamento de literatura interdisciplinar, por meio da técnica de análise de conteúdo, a partir das bases de dados do Portal de Periódicos CAPES, seguido de levantamento documental e pesquisa jurisprudencial, analisados sob a técnica da hermenêutica jurídica. Ao final, concluiu-se que, embora seja possível a incidência normativa sobre a prática de greenwashing, o Poder Judiciário tem majoritariamente considerado a divulgação de informações enganosas sobre o meio ambiente passível de controle somente quando violam o direito do consumidor.

Registo DOI: 10.18226/22370021.v11.n3.04

Downloads

Publicado

17-02-2022

Como Citar

de Melo Brito, A. C. F., & Gonçalves-Dias, S. L. F. (2022). Como o direito brasileiro encara o greenwashing?. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 11(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/10689

Artigos Semelhantes

<< < 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.