A ressignificação da marca e fast fashion

as novas perspectivas de promoção de sustentabilidade

Autores

  • Vanessa de Mello Seibel UFSM
  • Isabel Christine Silva de Gregory UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18226/22370021.v13.n2.11

Palavras-chave:

Marcas, Moda rápida, Sustentabilidade, Fast fashion

Resumo

O objetivo desse estudo é examinar as atuais perspectivas para introdução de sustentabilidade pelas marcas da indústria na moda, através da análise do modelo fast fashion. Para tanto, será exposto os possíveis sinais de atualização do modelo tradicional da marca com o fim de identificar a transformação da significação das marcas e a possibilidade de convergência entre as dimensões de sustentabilidade. Utilizou-se como método de abordagem, o método dedutivo, e método de procedimento específico, adotou-se o método de pesquisa bibliográfica. A pesquisa possibilitou concluir que há avanço na atuação das marcas no caminho para a sua ressignificação com promoção da dimensão ambiental de sustentabilidade.

Biografia do Autor

Vanessa de Mello Seibel, UFSM

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) - UFSM. Possui especialização em Direito Constitucional Aplicado pelo Complexo Damásio de Jesus. Advogada sócia da sociedade de advogados Wagner Advogados Associados. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade. E-mail. vaneseibel@gmail.com

ORCID ID https://orcid.org/0000-0002-5548-3455

Isabel Christine Silva de Gregory, UFSM

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2007), Mestre em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2000). Professora do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Direitos da Sociobiodiversidade - GPDS, registrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela UFSM e líder do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade, registrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela UFSM

ORCID ID https://orcid.org/ 0000-0002-3251-946X

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Publicado

06-12-2023

Como Citar

de Mello Seibel, V., & Silva de Gregory, I. C. (2023). A ressignificação da marca e fast fashion: as novas perspectivas de promoção de sustentabilidade. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 13(2). https://doi.org/10.18226/22370021.v13.n2.11

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