Política e religião como expressões do homem-no-mundo: contribuições buberianas

Autores

  • Ferdinand Röhr Universidade Federal de Pernambuco
  • Ezir George Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Gregória Lira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021043

Resumo

O presente artigo objetiva a pensar a política e a religião como expressões do homem-no-mundo e a compreender que tais expressões comportam inúmeras formas de se aasasasasaspresentar, as quais podem ser modificadas a partir das vivências humanas e das relações que o homem estabelece ao longo de sua vida. É dentro dessa atmosfera de compreensão sobre a política e a religião, vistas de uma forma mais ampla e mais relacional, que trazemos o filósofo austríaco, Martin Buber, para nos subsidiar nesse caminho de reflexão sobre outras formas de encarar essas temáticas. Vale ressaltar que não temos a intenção de apresentar Buber como um modelo ou um herói, mas como uma pessoa que, mesmo tendo sido educado dentro de uma perspectiva religiosa ortodoxa (judaísmo); que, mesmo tendo vivido três grandes guerras, não sucumbiu diante das atrocidades e nem se fechou dentro dos rituais e dos dogmas da religião à qual foi inserido desde criança. Pelo contrário, ele enfrentou a realidade partindo de sua autenticidade, se contrapôs aos conteúdos de fé transmitidos pela religião na qual foi criado e não se curvou diante das adversidades impostas por aqueles que pensavam diferente dele. Para Buber, a responsabilidade humana está interligada ao mundo concreto que o cerca. E é aqui que a noção de religiosidade do referido filósofo nos lega um importante aprendizado: vivemos imersos em contextos que nos falam e que nos exigem uma resposta; e temos a oportunidade, o tempo todo, de dedicar nossa atenção a esses contextos e a respondê-los da forma mais singular possível, movidos por uma ética da responsabilidade. A partir das reflexões apresentadas podemos dizer ainda que a política e a religião, entendidas como expressão do homem-no-mundo, devem ser vistas como responsabilidades deste homem singular. Não queremos, com isso, dizer que os condicionamentos externos não influenciam o homem na resposta que ele dá ao mundo, mas queremos enfatizar que a dualidade da existência humana (Eu-Tu / Eu-Isso) permite ao homem responder a partir de todo o seu ser ou apenas com fragmentos dele.

 

Biografia do Autor

Ferdinand Röhr, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Paedagogik Und Mathematik - Rheinisch-Westfälisch Technische Hochschule Aachen (1978) e doutorado em Pedagogia - RWTHA Aachen University (1985). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Espiritualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, teoria da educação, epistemologia, educação espiritual e formação do educador. É professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE e presidente do Núcleo de Educação e Espirirtualidade - NEE/CE/PPGEduc/UFPE.  

Ezir George Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco ? UFRPE, onde ensina e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduado em Pedagogia e Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru ? FAFICA. Desde 2019 integra o quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco ? UFPE, Centro de Educação - CE. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da Filosofia da Educação, com destaque para as questões relacionadas com a Epistemologia da Educação e para as temáticas concernentes à Educação Comunicativa, Educação e Espiritualidade, Política e Gestão da Educação Brasileira, o Pensamento Filosófico e sua expressão na cultura brasileira. 

Ana Gregória Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Pedagogia (UFPE, 2013) e Mestrado em Educação (UFPE, 2015). Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e professora de Educação Infantil do município de Camaragibe. Desenvolve estudos e pesquisas sobre a formação humana, com ênfase em: Filosofia da Educação, Educação Infantil, Teoria da Educação, Crítica Anti-utilitarista na perspectiva de Marcel Mauss e Contribuições da Espiritualidade à Educação. 

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Röhr, F., Silva, E. G., & Lira, A. G. (2021). Política e religião como expressões do homem-no-mundo: contribuições buberianas. CONJECTURA: Filosofia E educação, 26, e021043. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021043

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.