Contradições do progresso e ambiguidades da Educação: uma discussão a partir da Dialética do Esclarecimento // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.6

Autores

  • Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília; Fundação Educacional de Penápolis.
  • Sinésio Ferraz Bueno Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - campus Marília

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir implicações da dialética do esclarecimento, discutida na obra homônima de Adorno e Horkheimer, para a educação. Para tanto, volta-se ao questionamento central da obra acerca da permanência da barbárie mesmo nas sociedades com pretensões democráticas e apesar do desenrolar do processo civilizatório e do notório progresso técnico-científico que caracteriza o nosso tempo. Os argumentos fundamentais da obra citada são retomados, relacionando-a ao contexto de sua produção. Elementos como as contradições que são imanentes à cultura, a necessária autorreflexão do pensamento, a lida com o medo e com outros afetos decorrentes do não cumprimento da promessa emancipatória da cultura, a matematização da ciência e a expurgação do incomensurável e do subjetivo são pensados como implicações significativas da dialética do esclarecimento para o campo educativo. Discute-se que a educação, ainda que precariamente, é, por excelência, o âmbito tanto de formação das novas gerações como de produção de saberes, o que a torna rica em possibilidades tanto de fomentar os aspectos emancipatórios da cultura como de reproduzir e aprofundar as mazelas de nosso tempo, o que indica a importância desta reflexão. Procura-se, em alguma medida e com o intuito de aprofundar o escopo argumentativo, referenciar tanto outras obras dos autores frankfurtianos da primeira geração como obras de pesquisadores que se dedicam à atualização da produção teórica nesse campo de saber. À guisa de conclusão, são apontadas tarefas da educação, bem como aporias que precisam seguir sendo pensadas quando se concorda com a finalidade intrinsecamente emancipatória da formação.

Palavras-chave: Teoria crítica da sociedade. Educação. Dialética do esclarecimento. Autorreflexão do pensamento.

Biografia do Autor

Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto, Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília; Fundação Educacional de Penápolis.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação no Brasil. Professora do curso de Psicologia da Fundação Educacional de Penápolis.

Sinésio Ferraz Bueno, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - campus Marília

Professor Doutor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós - Graduação em Educação da Unesp/ Marília.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

Stefanuto, J. R. R., & Bueno, S. F. (2017). Contradições do progresso e ambiguidades da Educação: uma discussão a partir da Dialética do Esclarecimento // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.6. CONJECTURA: Filosofia E educação, 22(3), 500–516. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5084

Edição

Seção

Artigos