Educaçãoo Superior em espaços híbridos: a presença e a copresença no processo de cooperação // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.4

Autores

  • Luciana Backes Centro Universitário La Salle/Unilasalle
  • Karen Barchinski Centro Universitário La Salle/Unilasalle
  • Ana Margô Mantovani Centro Universitário La Salle/Unilasalle

Resumo

Os seres humanos configuram o espaço de convivência com o outro e em congruência com o meio. Estar presente e compartilhar essa presença com o outro, copresente, implica laços afetivos e sentimentos de pertencimento ao grupo, mas, principalmente, de agir juntos. Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Os espaços híbridos nos processos de ensinar e de aprender: a presença e a copresença no viver e conviver”. A natureza exploratória da pesquisa, por meio da metodologia estudo de caso, se justifica por buscar explorar vários espaços à formação do educador, que se configura em diferentes contextos, através da presença e da copresença, proporcionada pelo hibridismo. Os dados empíricos de natureza qualitativa se referem à participação dos estudantes de graduação e pós-graduação em diferentes situações de aprendizagem. No processo de cooperação, observa-se o agir juntos num hibridismo complexo entre espaço geográfico e espaço digital-virtual. Para ampliar a compreensão acerca da construção do conhecimento em espaços digitais virtuais, precisase viver e conviver com os estudantes. Ou seja, configurar em espaços digital virtuais uma convivência com o outro, que ocorre por meio das diversas formas de interação, comunicação e representação, estabelecendo uma relação dialética, na qual professor e estudante tornam-se coensinantes e coaprendentes do processo formativo. Assim, se torna fundamental ressignificar a concepção de sala de aula, como um espaço de convivência, de produção cultural, que se configura na coexistência e no imbricamento desses espaços, proporcionados pelo uso das Tecnologias Digitais (TDs) no contexto do hibridismo tecnológico-digital.

Palavras-chave: Tecnologia digital. Presença. Copresença. Aprendizagem. Cooperação.

Biografia do Autor

Luciana Backes, Centro Universitário La Salle/Unilasalle

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de l’Education pela UniversitéLumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na l’Université Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular do Centro Universitário LaSalle - Unilasalle, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, informática na educação, educação on-line, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, hibridismo tecnológico digital, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, comunidades virtuais de aprendizagem, processo de autonomia, processo de autoria, dimensões do acoplamento estrutural, cultura emergente. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Centre Edgar Morin - Paris

Karen Barchinski, Centro Universitário La Salle/Unilasalle

Graduanda em Letras - Unilasalle

Bolsista de Inciação científica

Ana Margô Mantovani, Centro Universitário La Salle/Unilasalle

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Imaculada Conceição (Santa Maria, RS), Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Atualmente é pesquisadora e professora adjunta do Centro Universitário La Salle- Unilasalle. Professora do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais, pertence à linha de Memória e Linguagens Culturais. Coordenadora Pedagógica de Educação a Distância do Centro Universitário La Salle- Unilasalle. Tem experiência na área de Educação com enfoque em Educação Digital e formação de professores. Atuação com Informática na Educação, Tecnologias Digitais (TD), Desenvolvimento de Software Educacional, Objetos de Aprendizagem, Educação a Distância, Metaversos e Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D), Inclusão Digital, Cibercultura. Práticas Pedagógicas e Formação de Professores no contexto do hibridismo e da ubiquidade. Comunicação e Aprendizagem ubíqua. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. 

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Backes, L., Barchinski, K., & Mantovani, A. M. (2017). Educaçãoo Superior em espaços híbridos: a presença e a copresença no processo de cooperação // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.4. CONJECTURA: Filosofia E educação, 22(3), 458–481. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4792

Edição

Seção

Artigos