A hermenêutica heideggeriana e a questão do conhecimento // The knowledge question and Heidegger’s hermeneutics

Autores

  • Cezar Luís Seibt UFPA

Resumo

O pensamento de Heidegger, através da analítica existencial e da proposta de destruição da metafísica, elabora um novo horizonte a partir do qual o conhecimento pode ser compreendido. Não mais da objetificação, dos dualismos sujeito e objeto, mente e mundo, mas a partir do lugar originário, do ser-aí (Dasein) em sua facticidade, do seu ser-no-mundo. O texto pretende mostrar e caracterizar esse horizonte originário e prévio, além de indicar algumas possibilidades que com ele se abrem. Daremos ênfase à questão do horizonte compreensivo prévio, que acompanha cada conhecimento e cada conhecer, mas que tende a se manter oculto e esquecido em função da primazia do ente na Metafísica tradicional. Inicial e normalmente vivemos e pensamos a partir da disponibilidade e da presença dos entes, do que se chama de realidade. Há que retomar a historicidade e a temporalidade do ser humano como condições básicas que acompanham o fenômeno do conhecimento e, por isso, da noção de possibilidade e de abertura. Uma volta para as condições pré-teóricas e pré-lógicas do conhecimento, onde o fundamento é segundo o modo de ser do ser-aí, a facticidade, um abismo, o ser-no-mundo a partir donde se constituem as relações cognoscitivas e práticas. O conhecimento humano é finito, assim como o é o próprio ser humano e, por isso, não possui lugar fora do tempo onde possa ser ancorado e fixado. Há uma circularidade interpretativa e uma diferença ontológica já sempre em operação e que não podem ser superadas por teorias do conhecimento, mas devem ser autenticamente assumidas para que o conhecimento seja compreendido no seu ser. 

Palavras-chave: Conhecimento. Hermenêutica. Metafísica. Heidegger. Diferença ontológica.

Biografia do Autor

Cezar Luís Seibt, UFPA

Faculdade de Educação UFPA

Programa de Pos-Graduação em Educação 

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Publicado

2015-11-17

Como Citar

Seibt, C. L. (2015). A hermenêutica heideggeriana e a questão do conhecimento // The knowledge question and Heidegger’s hermeneutics. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(1), 188–214. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3845

Edição

Seção

Artigos