Ontologia da diversidade // Ontology of diversity

Autores

  • Junot Cornélio Matos Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O texto terá como propósito indagar sobre a categoria da diversidade quando voltada à questão educacional. A pergunta que se desejará responder será: O que se entende quando falamos em diversidade? A hipótese a ser perseguida é a de que o tema da diversidade tornou-se lugar-comum e corriqueiramente assume as mais diversas concepções possíveis ou, ainda, foca-se exclusivamente em fenômenos da diversidade. O autor, partindo de Freire e Charlot, pretende discutir a problemática da natureza inconclusa do ser humano e argumentar que cada um faz em si a experiência do diverso; mas tal natureza ontológica assume conotações importantes para a vida em sociedade quando estamos em situação de relação. Assim, partindo da discussão ontológica, desejamos alcançar o tema da antropologia amparado em Paul Ricoeur.Palavras-chave: Ontologia. Inclusão. Diversidade.

Biografia do Autor

Junot Cornélio Matos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado e Mestre em Filosofia, Doutor em Educação. Integrante do GT Filosofar e ensinar a Filosofar da ANPOF. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Zfilosofia e Zfilosofia da Eduçacao.

Downloads

Como Citar

Matos, J. C. (2015). Ontologia da diversidade // Ontology of diversity. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(Espec), 67–84. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3651

Edição

Seção

Artigos