Mediação Educativa e Alteridade // Education and Otherness mediation

Autores

  • Carmen Lucia Fornari Diez UNIPLAC
  • Wanderleia Dalla Costa UNIPLAC

Resumo

Este ensaio é constituído por reflexões a respeito de alteridade na educação, defendendo a necessidade de olhar o Outro como fonte de aprendizagem, visando o desenvolvimento de relações dialógicas e alteritárias. De início, analisa-se a construção da subjetividade moderna cuja centralidade é o sujeito autônomo e racional que pensa e define as relações a partir de princípios pretensamente universais, os quais muitas vezes procuram assimilar o Outro em si mesmo. A sustentação teórica do texto é o pensamento de Emmanuel Levinas,  e daí emerge a proposta de pensar o Outro em sua diferença não para objetivá-lo, mas acolhendo-o em sua realidade concreta. Assim, a presente proposição defende processos de mediação educativa, onde os sujeitos, pela presença do rosto do Outro, deixam-se despertar para a responsabilidade e abertura à exterioridade.

Biografia do Autor

Carmen Lucia Fornari Diez, UNIPLAC

Pós-doutora em filosofia pela Universidade de Barcelona; Professora Associada Aposentada da UFPR; professora do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, Lages, SC, 

Wanderleia Dalla Costa, UNIPLAC

Mestre em Educação pela UNiversidade do Planalto Catarinense

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Publicado

2015-12-14

Como Citar

Fornari Diez, C. L., & Dalla Costa, W. (2015). Mediação Educativa e Alteridade // Education and Otherness mediation. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(1), 170–187. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3480

Edição

Seção

Artigos