A ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: relações entre a construção de formalizações e a criação de novidades

Autores

  • Maria Luiza Becker UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS
  • Sílvia Meirelles Leite UFRGS

Resumo

O presente artigo investiga a relação entre a construção de formalizações e a criação de novidades na ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Para tanto, realiza um estudo de caso sobre a ação de projetar AVAs no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (Nuted) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entende-se que o debate acerca desse tema contribui para uma reflexão sobre os desenvolvimentos científico e tecnológico em informática na educação, bem como sobre sua natureza interdisciplinar. Tal abordagem agrega uma perspectiva teóricometodológica piagetiana, a qual orientou os questionamentos, a elocução conceitual, a coleta e a análise dos dados. Com isso, enfoca-se o jogo entre forma e conteúdo que caracteriza a ação de projetar, de modo que os observáveis apontados e as coordenações realizadas pelos projetistas se configuram como os observáveis deste
estudo.

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Como Citar

Becker, M. L., Behar, P. A., & Leite, S. M. (2010). A ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: relações entre a construção de formalizações e a criação de novidades. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/329

Edição

Seção

Artigos