Interação mediada por computador: hipermídia educacional nas atividades de estudo a distância

Autores

  • Fábio da Purificação de Bastos UFSM
  • Fabiane Sarmento Oliveira Fruet

Resumo

Com este artigo, pretendeu-se problematizar a integração da hipermídia educacional, nas Atividades de Estudo a Distância (AEDs), como possibilidade de potencializar a interação mediada por computador. Dessa forma, foram apresentadas algumas estratégias que embasaram o planejamento, a organização e a implementação de uma AED mediada pelo Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle). Assim, observou-se que é essencial que as AEDs sejam planejadas e organizadas didaticamente pelo professor, que define quais propósitos pretende alcançar no contexto de ensino e aprendizagem mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), pois, elaborar uma AED hipermidiática e guiar seu desenvolvimento, tanto com relação à tecnologia quanto ao próprio conteúdo em questão, colabora na proposição de alternativas para resolvê-las e também possibilita uma maior interação entre os envolvidos (professor e alunos) na apropriação crítica do conhecimento escolar, o que contribui para a sustentabilidade do processo ensino e aprendizagem significativo e interativo para todos os envolvidos.

Downloads

Como Citar

de Bastos, F. da P., & Oliveira Fruet, F. S. (2010). Interação mediada por computador: hipermídia educacional nas atividades de estudo a distância. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/326

Edição

Seção

Artigos