Atividade filosófica na EJA: um relato de práticas interdisciplinares // Philosophical activity in EJA: a report of interdisciplinary practices

Autores

  • Wanderley da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

O presente texto tem como objetivo a defesa das práticas interdisciplinares para o ensino de filosofia na educação de jovens e adultos (EJA). Para sustentar a defesa da interdisciplinaridade, é apresentado um breve panorama histórico da filosofia e da educação de jovens e adultos no Brasil. Considerando que a EJA e a filosofia sempre estiveram presentes no cenário da educação brasileira, o texto destaca alguns aspectos das políticas educacionais, que ajudaram a estabelecer uma situação marginal no currículo da educação básica para ambas. O processo juvenilização da modalidade e a natureza interdisciplinar da filosofia são características destacadas, pois sustentam parte das análises feitas em favor da superação das práticas exclusivamente disciplinares, em consonância com as novas orientações curriculares nacionais para a educação básica. O texto destaca ainda uma experiência interdisciplinar na EJA, realizada a partir da filosofia no ano de 2013 em escolas públicas de um município da Baixada Fluminense/RJ. O relato da experiência filosófica procurou dar relevo às possíveis novas dinâmicas de trabalho escolar, envolvendo múltiplos saberes na EJA; além de reafirmar a importância e a viabilidade da filosofia para a modalidade.

Biografia do Autor

Wanderley da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto II de Ensino de Filosofia do DTPE/IE/UFRRJ

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Publicado

2014-08-07

Como Citar

Silva, W. da. (2014). Atividade filosófica na EJA: um relato de práticas interdisciplinares // Philosophical activity in EJA: a report of interdisciplinary practices. CONJECTURA: Filosofia E educação, 19(3), 50–68. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2750

Edição

Seção

Artigos