Nacionalização do ensino e o processo escolar entre imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul // Nationalization of education and school process among polish immigrants in Rio Grande do Sul
Resumo
Resumo: o presente texto tem por objetivo apresentar resultados de pesquisa sobre as escolas étnicas dos imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul, de 1890 até 1938. Até 1938 houveram 106 escolas étnicas polonesas em funcionamento nesse estado, das quais muitas possuíam ensino bilíngue, em português e polonês. O material didático utilizado era em língua polonesa e portuguesa, com destaque para textos que retratavam a cultura polonesa e sua adaptação ao contexto dos núcleos coloniais. Considerando que o objeto em estudo está intimamente relacionado à cultura de um grupo étnico que constrói sua identidade a partir de suas práticas culturais históricas, autores como Barth (1998, 1986) e Hall (2006) são importantes para a compreensão da dinamicidade dos processos identitários nos grupos de imigrantes. As escolas entre os imigrantes poloneses e de seus descendentes revelam marcantes características nesse sentido. Por isso é importante destacar a dinâmica cultural desses imigrantes, enfatizando suas tradições já na terra de origem e a forma como se articularam em relação a essas tradições nas terras de destino, com especial atenção para possíveis reconfigurações e transformações. (Kreutz, 2004) A adaptação e até mesmo a reinvenção dos modos de vida sistematizam novos conceitos e termos de vivência da cultura, aqui em especial da cultura escolar étnica.
Palavras-chave: Imigração polonesa. Escolas étnicas polonesas. Processo Cultural Étnico. Nacionalização do Ensino.
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