Trabalho, formação integral e ensino de língua estrangeira: (des)encontros no Ensino Médio integrado ao Técnico // Work, integral formation and foreign language teaching: (des) meetings in the high school integrated with technical

Autores

  • Daniella de Souza Bezerra Instituto Federal de Goiás
  • Aleksandar Jovanovic USP

Resumo

: Recorre-se aqui à história, aos construtos teóricos e às políticas curriculares com vistas a apreender como o que é historicizado, almejado e prescrito (deveria) impacta(r) a materialização desse conjunto na elaboração da dimensão do planejamento de ensino do Componente Curricular Língua Estrangeira-Inglês (CCLEI) do Ensino Médio Integrado ao Técnico (EMIT). Para tanto, o presente trabalho caracteriza-se como exploratório e descritivo (GIL, 1996) e faz uso das pesquisas bibliográfica e documental (CELLARD, 2008). No total, são analisados, qualitativa e quantitavamente (FLICK, 2009),  vinte e dois planos de cursos e quatorze ementários, os quais foram catalogados nos sítios eletrônicos de IFs. Os resultados da análise evidenciam que o EMIT 1) singulariza-se pelos fundamentos oriundos da concepção de educação onilateral e politécnica e de escola unitária, pelos fundamentos de currículo integrado e mostra-se inclinada a superar a dualidade histórica entre formação geral e formação profissional; 2) tem seus fundamentos hibridizados no âmbito das recentes políticas curriculares de modo que o horizonte da politecnia acaba ficando a cargo das próprias instituições que o adotarem e 3) e o CCLEI podem sincronizar-se caso os objetivos linguísticos e instrumentais se conjuguem com os objetivos educacionais (específicos) o que pode ser feito à luz abordagem de letramento crítico (BRASIL, 2006) integrada (ou não) às outras abordagens de ensino hegemônicas no Brasil.

Palavras-chave: Ensino Médio. Educação profissional técnica. Educação politécnica. Língua estrangeira (inglês).

Biografia do Autor

Daniella de Souza Bezerra, Instituto Federal de Goiás

Possui graduação em Letras-Português/Inglês (2004) e especialização em Docência no Ensino de Língua e Literatura (2006) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), mestrado em Linguistíca Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB/2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/2012) na linha de pesquisa em Linguagem e Educação. É, desde 2008, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), atuando em cursos de ensino médio integrado ao técnico nas modalidades regular e EJA; em cursos de gradação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência e interesse (na interface entre) (n) as áreas de Educação, Linguística Aplicada, Ensino de Línguas e Ensino de Ciências e Matemática.

Aleksandar Jovanovic, USP

Doutor em Linguística Geral e Semiótica, é professor da Universidade de São Paulo. Trabalha, basicamente, com Linguística Aplicada e formação de professores de linguas estrangeiras. Pesquisa Teorias de Aquisição e Abordagens e Métodos de Ensino de Linguas Estrangeiras. Também é tradutor de algumas línguas da Europa Centro-Oriental.

Downloads

Publicado

2014-11-09

Como Citar

Bezerra, D. de S., & Jovanovic, A. (2014). Trabalho, formação integral e ensino de língua estrangeira: (des)encontros no Ensino Médio integrado ao Técnico // Work, integral formation and foreign language teaching: (des) meetings in the high school integrated with technical. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(1), 101–118. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2577

Edição

Seção

Artigos