A pedagogia da hospitalidade a partir da filosofia da alteridade em Levinas
Resumo
O presente artigo coloca em evidência uma proposta sobre educaçãoe os respectivos pressupostos para que ela aconteça no sujeito, tendo como referência a pedagogia da hospitalidade com base na filosofia da alteridade em Levinas. Nesse caso, a educação não é vista a partir do movimento do Eu em direção do Outro, mas sim, o contrário. Precisamente o Outro assume o protagonismo pedagógico já que o Eu se abre à possibilidade de acolhida do Outro sem nenhum critério preestabelecido, de forma assimétrica. A partir disso, o texto apresenta a possibilidade de uma hospitalidade a partir da alteridade, tendo o Outro como base de uma relação ética em que o Eu é convidado a participar do convívio do Outro. Essa pedagogia rompe as
barreiras de uma educação centrada tão-somente na capacidade do eu egoísta, mas se abre ao infinito das possibilidades da relação onde o Outro se revela com sua história, cultura, e o Eu se adequa às necessidades daquilo que se apresenta como diferente. O rosto do Outro revela ao sujeito o infinito e o valor dele como superação do próprio preconceito por meio da pedagogia da hospitalidade.
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Como Citar
Rodrigues de Melo, P. G., & Síveres, L. (2012). A pedagogia da hospitalidade a partir da filosofia da alteridade em Levinas. CONJECTURA: Filosofia E educação, 17(3), 34–48. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1795
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Artigos
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