A pedagogia da hospitalidade a partir da filosofia da alteridade em Levinas

Autores

  • Paulo Giovanni Rodrigues de Melo Instituto de Filosofia João XIII
  • Luiz Síveres Instituto de Filosofia João XIII

Resumo

O presente artigo coloca em evidência uma proposta sobre educação
e os respectivos pressupostos para que ela aconteça no sujeito, tendo como referência a pedagogia da hospitalidade com base na filosofia da alteridade em Levinas. Nesse caso, a educação não é vista a partir do movimento do Eu em direção do Outro, mas sim, o contrário. Precisamente o Outro assume o protagonismo pedagógico já que o Eu se abre à possibilidade de acolhida do Outro sem nenhum critério preestabelecido, de forma assimétrica. A partir disso, o texto apresenta a possibilidade de uma hospitalidade a partir da alteridade, tendo o Outro como base de uma relação ética em que o Eu é convidado a participar do convívio do Outro. Essa pedagogia rompe as
barreiras de uma educação centrada tão-somente na capacidade do eu egoísta, mas se abre ao infinito das possibilidades da relação onde o Outro se revela com sua história, cultura, e o Eu se adequa às necessidades daquilo que se apresenta como diferente. O rosto do Outro revela ao sujeito o infinito e o valor dele como superação do próprio preconceito por meio da pedagogia da hospitalidade.

Biografia do Autor

Paulo Giovanni Rodrigues de Melo, Instituto de Filosofia João XIII

Luiz Síveres, Instituto de Filosofia João XIII

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Como Citar

Rodrigues de Melo, P. G., & Síveres, L. (2012). A pedagogia da hospitalidade a partir da filosofia da alteridade em Levinas. CONJECTURA: Filosofia E educação, 17(3), 34–48. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1795

Edição

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Artigos